O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, lança nesta segunda-feira, 27 de maio, o projeto-piloto do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) no Porto de Vitória, capital do Espírito Santo. A tecnologia irá unificar cerca de 20 documentos que atualmente são exigidos nas operações de transportes de carga e de passageiros realizadas no Brasil.

ministro minfra
Foto publicada no perfil do ministro no Twitter

Leia também
* Docas do Rio registra alta de 2,8% nos três primeiros meses de 2019
* Porto de Salvador registra recorde na movimentação de contêineres por cabotagem

O evento contará com a presença do governador capixaba Renato Casagrande (PSB) e do diretor-presidente da Companhia Docas do Espírito Santos (Codesa), Julio Castiglioni. Eles farão um tour com o ministro por terminais do cais de Capuaba, em Vila Velha, em caminhão monitorado com a tecnologia DT-e. Depois disso, todos se deslocam para o prédio administrativo local, onde será realizada a cerimônia de lançamento e o atendimento à imprensa.

O DT-e incrementa a fiscalização eletrônica dos veículos, verificando a situação dos mesmos por meio de identificação automática feita por meio de leitura de placas e de dispositivos de rádio-frequência (TAGs), o que permite o cruzamento instantâneo de informações de diversos bancos de dados. Além de unificar a documentação do transporte, o DT-e tem como principal objetivo facilitar a vida do caminhoneiro, conectando o transportador e o embarcador.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s