O porto de Santarém (PA) concorreu ao Prêmio Antaq 2017 e ficou em segundo lugar na categoria de maior evolução anual do IDA (Índice de Desempenho Ambiental) em uma cerimonia realizada em Brasília (DF). O evento homenageou o trabalho realizado em portos de todo o País.
Para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, "o prêmio é fundamental como reconhecimento de trabalhos de excelência realizados nos setores portuários e de navegação. A questão da sustentabilidade é primordial para a agência. Esse prêmio valoriza aqueles e aquelas que contribuem para uma logística eficiente e, acima de tudo, que vai ao encontro do meio ambiente".
Tokarski lembrou, ainda, que a Antaq, com essa premiação, valoriza a inovação. Ele destacou também as categorias do Prêmio Antaq. Disse que a agência trabalha cada vez mais para um marco regulatório claro e transparente, para uma redução da burocracia, com o objetivo de atrair investimentos para o setor.
Segundo o diretor da Antaq, Mário Povia, o prêmio é a materialização de projetos idealizados anos atrás no âmbito do Planejamento Estratégico da agência. "A Antaq, valendo-se de seu protagonismo setorial, consolida neste momento a instituição do Prêmio Antaq, prestigiando iniciativas inovadoras, eficiência e criatividade, bem como estimulando a produção de artigos do setor aquaviário", destacou.
Para o gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Antaq, Marcos Maia Porto, a premiação se reveste de grande importância para o setor aquaviário, "pois dá o devido destaque para os seus aspectos positivos, como os resultados exitosos da gestão ambiental nas suas atividades, em conformidade com a legislação vigente. Além disso, impulsiona o setor com os artigos técnicos e científicos, onde são analisadas as questões mais prementes da atividade e seus desafios, finalizando com a produção de projetos e iniciativas inovadoras".