O porto privado de Itapoá, em Santa Catarina, recebeu nesta semana a última autorização necessária para iniciar operações em uma nova área de 60 mil m². Com a liberação deste espaço, o pátio de contêineres do Porto Itapoá passa a ter 210 mil m², com capacidade estática de 18 mil contêineres. A permissão veio por meio do Termo de Liberação da Operação emitido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Ao longo dos próximos dias, a movimentação de aproximadamente 4 mil unidades de contêineres para a nova área abrirá um espaço importante para que as operações continuem sendo realizadas de forma ágil e segura.

As obras desta primeira fase de expansão continuam até maio, quando devem estar finalizados mais 40 mil m² de pátio e mais 170 metros de píer, que passará a ter 800 metros de comprimento. Ainda em 2018, o Porto Itapoá deverá ter capacidade de movimentação de 1,2 milhão de TEUs/ano. O projeto de expansão do porto privado contempla ainda 200 mil m² adicionais de pátio, já com aterro em andamento, além de 410 metros de píer (um berço).

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Terminou - As obras do Terminal Portuário T2, no Porto do Açu, em São João da Barra (RJ), foram concluídas nesta semana pela companhia Acciona. O terminal é o primeiro no Brasil a ser erguido com blocos pré-moldados de concreto. O Terminal foi projetado para ser a porta de entrada, e proteção do mar aberto, do canal interno de navegação do Porto. A intervenção permitirá a passagem e a ancoragem de grandes navios de granéis sólidos, produtos siderúrgicos, carvão, ferro-gusa, granito, granéis líquidos, carga geral e veículos, além de equipamentos e materiais destinados ao uso na exploração e produção de óleo e gás em plataformas offshore.

O T2 possui 6,5 km de extensão, 13 mil metros de cais, 330 metros de largura e profundidade de 14,5 metros. A obra demandou 21 mil toneladas de aço beneficiado e 350 mil metros cúbicos de concreto, além de ser realizada utilizando a tecnologia do Kugira, um dos maiores diques flutuantes do mundo e de propriedade da Acciona, que chegou ao Brasil pela primeira vez em 2011 exclusivamente para este projeto. "Foi um desafio técnico muito grande, que conseguimos realizar com muita qualidade e profissionalismo", disse Flávio Luis Saraiva, diretor de construção da Acciona no Brasil.

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Santo de casa... - As obras da dragagem de aprofundamento no canal de acesso ao Porto de Maceió, em Alagoas, devem ter início até o próximo dia 19 de março. Esperada há mais de 20 anos, a dragagem só irá acontecer pelo fato do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, ter nascido em Maceió e lá manter seu núcleo eleitoral. A empresa belga Jan de Nul, vencedora da licitação no valor de R$ 35 milhões, será a responsável pelos serviços. De acordo com Quintella, os ganhos para a região serão expressivos. Isso porque, após a dragagem, espera-se um aumento de 20% a 30% na movimentação de cargas, o que proporcionará redução de custos e maior rapidez nas operações dos navios graneleiros.

Quebrando a banca - O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra de sigilo bancário do presidente Michel Temer (MDB) em inquérito que investiga irregularidades e possíveis favorecimentos a empresas na edição da Lei 12.815/2013 e do Decreto 9.408/2017. Confira abaixo mais informações em vídeo publicado pela TV Brasil. 

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