Por Milton Lourenço, presidente da Fiorde Logística Internacional e diretor do Sindicato dos Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística do Estado de São Paulo (Sindicomis) e da Associação Nacional dos Comissários de Despachos, Agentes de Cargas e Logística (ACTC)
Apesar da atual diretoria da Administração dos Portos do Paraná (Appa) falar na imprensa que realizará concurso público, caminha juridicamente ao sentindo inverso. A reabertura da licitaçao 018/2015, para o dia 28 deste mes é a maior prova que a APPA fala uma coisa e faz outra. A intenção de delegar a empresas privadas funções da guarda portuaria ( atividade-fim, que tem poder de policia e portanto so pode ser realizada pelo Estado) é notoria.
Para que soluções para os problemas atuais enfrentados pela indústria de óleo e gás se tornem possíveis, devemos estudar bem o caso de exigência de conteúdo nacional para construção de equipamentos para a mesma, inclusive plataformas e navios. O custo de plataformas para exploração e produção de petróleo e gás, de certa forma o mesmo se aplicando à embarcações, tem sido considerado maior nas construções feitas com exigência de conteúdo nacional do que as feitas no exterior.
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