É especialista em logística da Divisão de Aplicativos da Sonda IT, maior integradora latino-americana de soluções de Tecnologia da Informação
É do conhecimento comum a influência que todos os intervenientes têm na cadeia logística de uma empresa. E, como em qualquer corrente, a força da cadeia logística é ditada pela do elo mais fraco. Por exemplo, por mais organizada que esteja a logística na produção, se o armazém tiver problemas, a produção da empresa vai ser impactada.
Assim, quando se pretende organizar ou otimizar os espaços físicos dedicados às operações logísticas de uma empresa, é sabido que todos eles vão interagir e que, quanto melhor um estiver, mais o outro será beneficiado. Isto ocorre mesmo que as áreas estejam fisicamente separadas, dependam de pessoas distintas e são operadas por colaboradores diferentes, etc. Ou seja, ainda que aparentemente sejam departamentos "estanques", por vezes separadas por quilômetros, a melhoria de uma delas será bom para ela própria e para as demais – logo, para toda a cadeia logística.
E o pátio não é exceção. A operação no pátio, onde circulam todos os tipos de veículos e pessoas, é crítica para todo o processo. Até porque no pátio ainda pode existir outros equipamentos de logística, que precisam ser controlados, como as cancelas, balanças, catracas, entre outros.
Portanto, nos dias que correm, nenhum responsável pela logística descuida a importância da otimização do processo logístico no pátio da empresa. Todos sabem que um pátio mal administrado tem um impacto negativo no armazém, como por exemplo, materiais prontos nas docas para a carga e o caminhão ainda não chegou, e na portaria, o que resulta, geralmente, em filas de caminhões à porta da empresa, esperando a sua vez de entrar. E alguém está pagando a conta, geralmente o consumidor, a quem o custo dessa falha de otimização acaba sendo repassado.
Então, se já está claro para todos que o pátio não é um "puxadinho" do armazém, por qual razão, muitas vezes, ele assim o é considerado ao nível do software? Por qual motivo a gestão do pátio, tão complexa e crítica para a operação de uma empresa, acaba sendo um "puxadinho" do WMS (Gestão dos Armazéns) ou do TMS (Gestão dos Transportes)? Está claro que ele tem peso, importância e funcionalidades suficientes e específicas para ser tratado como uma entidade própria.
O que um sistema YMS (Yard Management System) faz é isso mesmo: a gestão do pátio. Comunicando com outros sistemas, como ERP, TMS e WMS, ele deverá conhecer quem está para chegar ou sair, quem tem autorização para acessar determinadas áreas, que cargas estão para ser recepcionadas. O YMS deve "avisar" o WMS para o material certo estar a postos numa doca específica, com as pessoas e equipamentos corretos, na hora certa, para se proceder à descarga e armazenamento, que vagas de estacionamento estão livres para encaminhar as visitas, em função do seu perfil, etc.
Curiosamente, o YMS ainda não é utilizado e muitas vezes nem sequer conhecido por uma quantidade considerável de empresas brasileiras. Elas reconhecem o problema, sabem como poderia ser solucionado, mas desconhecem a existência da solução. Termino como comecei: se, do ponto de vista físico, já ninguém trata o pátio como um "puxadinho" do armazém, por qual motivo ele terá de ser tratado desse jeito, ao nível do software?