Tudo indica que daqui a algum tempo os olhos do mundo estarão voltados para o Hyperloop. O metrô criado pelo grande empresário Elon Musk, promete aquecer e principalmente revolucionar o setor de transportes na maioria dos continentes.
Crédito: Freepik
Com uma velocidade que pode ultrapassar 850 km/h, o projeto que foi tirado do papel e passa por uma fase de testes a alguns anos, promete ser uma das grandes invenções do século.
Para você que não entendeu muito bem como Hyperloop funciona, eu vou explicar aqui no artigo quais são as principais características dessa promessa e inovação tecnológica.
É! Parece que depois do surgimento das tecnologias de inteligência artificial, o planeta deu um salto para mais de 100 anos. E o que comprova isso é o novo modelo de metro que poderá ser presenciado e tudo indica que vivenciado por nós reles mortais.
O Hyperloop, como já disse aqui, é um metrô. Um ponto curioso é que ele se parece muito com um vagão futurista e tem como uma de suas principais características um conceito de transporte ultrarrápido que usa cápsulas (pods) movendo-se dentro de tubos de baixa pressão.
Criado em 2013, por Musk, o metrô tem como um de seus principais objetivos oferecer viagens extremamente rápidas, seguras e sustentáveis...
O transporte ultrarrápido irá funcionar através de tubos e baixa pressão, podemos dizer que o grande avanço tecnológico é que o sistema que opera dentro desse tubo não vai utilizar ar, reduzindo assim, o atrito.
Além disso, existem outras características peculiares que poderão ser experienciadas por causa desse meio de transportes.
Características Tecnológica do Hyperloop
Crédito: Freepik
A Levitação Magnética ou Aerodinâmica pode ser considerada um dos pontos altos do Hyperloop. As cápsulas podem usar levitação magnética (como trens Maglev) ou um sistema de sustentação por ar para minimizar o contato com o trilho. Ou seja, a inovação, irá garantir que o passageiro faça uma viagem segura e silenciosa.
Propulsão Elétrica – Motores lineares impulsionam as cápsulas, e elas deslizam quase sem resistência.
Altas Velocidades – A velocidade teórica pode ultrapassar 1.200 km/h, tornando o Hyperloop mais rápido que aviões em algumas rotas curtas.
Vantagens do Meio de Transporte Hyperloop
- Super-rápido – Agilidade pode ser considerado um ponto positivo, tendo em vista dentro do mundo moderno, onde o ser humano tem tendência a acumular muitas funções. O Hyperloop tem potencial para reduzir tempo de viagem drasticamente.
- Eficiente e sustentável – Vivemos em uma fase que o planeta necessita de atenção. O meio de transporte pode ser utilizado a partir de energia renovável.
- Menos impacto ambiental –Um outro ponto sustentável do hyperloop se o comparamos com aviões e carros.
- Confortável – Pouco barulho, sem turbulências e baixo atrito. O meio de transporte perfeito para quem gosta de viajar sossegado.
Em dezembro do ano passado, Musk, lançou o Vegas Loop, na cidade de Las Vegas, Nevada, Estados Unidos. Diferente do Hyperloop, esse projeto conseguiu ser implementado pois ele tem uma proposta menos complexa, apesar de também ser inovador.
Para quem não sabe ou acompanhou o Vegas Loop é um sistema composto por túneis subterrâneos que tem como principal foco os veículos elétricos (Tesla). Importante ressaltar que o projeto foi operado pela The Boring Company que é metrô da Tesla. E ele tem como principal objetivo transportar passageiros em carros da Tesla, através de túneis a velocidades de até 55 mph (cerca de 88 km/h). Ou seja, o foco principal são as próprias empresas do grande empresário Elon Musk.
Já o Hyperloop é um projeto que tem uma proposta diferente e tem no seu DNA, um conceito de transporte de altíssima velocidade em cápsulas levitadas dentro de túneis de vácuo
Crédito Freepik
Atualmente, o Hyperloop ainda não foi implementado comercialmente. Embora tenham sido realizados testes experimentais, como o conduzido pela Virgin Hyperloop em novembro de 2020, no qual duas pessoas viajaram a uma velocidade de 172 km/h em um ambiente de quase vácuo. Entretanto, o sistema não está em operação para o público geral.
Apesar dos avanços e principalmente o grande envolvimento por parte de muitas empresas. Segundo fontes da Bloomberg, em dezembro de 2023, a Hyperloop One, uma das principais empresas desenvolvedoras dessa tecnologia, encerrou suas atividades devido a desafios financeiros e técnicos.
Acesse blog fora da caixa e conheça os trabalhos remotos que dá pra iniciar sem experiência
E até o momento não foi veiculado nenhuma informação ou posicionamento concreto acerca desse projeto.
Apesar dos inúmeros desafios, que envolvem não só questões financeiras como também problemas mais complexos como por exemplo ser alvo principal dos terroristas. Podemos afirmar que os desafios fazem parte de todas as inovações tecnológicas. O que comprova essa afirmação é o fato que outras empresas continuam a pesquisar e desenvolver o conceito, mas até o momento, não há previsão concreta para o lançamento comercial do Hyperloop.
O que sabemos e que tudo indica é que nos próximos anos teremos um meio de transporte revolucionário e futurista dentro das grandes metrópoles.