Sábado, 20 Abril 2024

O planejamento estratégico foi banalizado e burocratizado. A maioria dos planos estratégicos nada mais são que preenchimento de um formulário padrão, do tipo SWOT, com frases e palavras comuns.

Todas as empresas tem, quase as mesmas visões e missões. O planejamento é desenvolvido de forma linear, como se dependesse apenas da própria empresa. Isso não existe.

Estratégia é arte da guerra. Existe para conquistar mercados e vencer concorrentes. É uma atividade de luta, da qual resulta verncedor e perdedor.

Para avaliar ameaças e oportunidades, é preciso desenhar cenários futuros, com a avaliação do jogo de forças. Não adianta formular estratégias "sem combinar com os russos".

Cenários econômicos são a base do planejamento empresarial, mas esses - neste momento no Brasil - decorrem de cenários políticos. Sem compreender devidamente como funcionam os interesses dentro do Congresso Nacional, nada será aprovado.

Quem tiver interessado em conhecer melhor o tema, tenho analisado os "Cenários Bolsonaro", no meu blog Inteligência Estratégica, na parte dos artigos: https://iejorgehori.blogspot.com

Jorge Hori é consultor com atuação em planejamento estratégico, organização empresarial e políticas de recursos humanos, formado em Administração e Ciências Sociais pela Escola Brasileira de Administração Pública

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome