Domingo, 19 Janeiro 2025

Notícias do dia

No próximo ano, serão lançados mais seis navios do programa. Frota passará das atuais 52 para mais de 100 embarcações, com investimento de R$ 10 bilhões.

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Falta de aviso não foi. Eu disse que Hermes Ferreira, presidente da Emap (Empresa Maranhense de Administração Portuária), precisava tomar cuidado com as pesquenas pedras, pois são essas que derrubam os “gigantes”. Não deu outra. Depois de uma série de desmantelos à frente do Porto do Itaqui, ele foi comunicado anteontem de sua demissão.

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A gestão eficiente do fluxo de bens e serviços do ponto de origem ao ponto de consumo requer de maneira seqüencial, o planejamento, a programação e o controle de um conjunto de atividades que reúnem: insumos básicos (matérias-primas); materiais em processamento; materiais acabados; serviços e informações disponíveis. Como resultado da administração destas atividades gera-se o movimento de bens e serviços aos clientes (cidadão/usuário), havendo como decorrência a geração das chamadas utilidades de tempo e/ou de lugar, que por sua vez são fatores fundamentais para as funções logísticas. Para a administração pública, tanto recursos quanto o público-alvo organizacional estão espalhados em áreas de distintos tamanhos, além da diversidade sócio-cultural dos residentes locais. Esse é o problema que a logística têm a missão de resolver. Ou seja, diminuir o hiato entre o resultado do processo de transformação da organização e a demanda, de modo que os consumidores (cidadão-cliente/sociedade/usuário) tenham bens e serviços quando e onde quiserem, na condição que desejarem, e com o menor custo.

Fonte: Administradores.com

 

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GRAMADO - Sem querer ser preconceituoso contra os que têm problemas mentais e usando uma expressão bastante popular, o debate sobre infraestrutura aeroportuária agora há pouco, no Congresso do Festival do Turismo de Gramado, parecia "papo de maluco". De um lado, o professor e consultor Respício do Espírito Santo, dizendo que os aeroportos brasileiros são ruins, tratam os clientes mal e não têm planejamento para atender nosso dia a dia (imaginem em uma Copa ou Olimpíada). No outro, o superintendente da Infraero em Porto Alegre, Jorge Herdina, que já entrou dizendo "só respondo por Porto Alegre", tentando explicar o inexplicável. Segundo ele, há sim planejamento, mas o processo ou o sistema ou a burocracia (chamemos do que quisermos) impede uma execução rápida. "Sempre tem alguém dizendo que não tem que ser assim".

O presidente do Snea, José Márcio Mollo, não apenas concordou com Respício como foi mais duro ainda: "vejam o exemplo de Viracopos. A culpada é a Azul. A empresa chega, e incomoda a administração do aeroporto, com o absurdo de levar mais passageiros para lá. Que coisa, né". Da plateia, o presidente da Azul, Pedro Janot, ratificou o que Mollo dizia: desde sua chegada em Viracopos nada foi feito para melhorar a infraestrutura do aeroporto. Só faltava ter de pedir desculpas por ter aumentado o fluxo no aeroporto.

"E agora querem nos fazer acreditar que Guarulhos vai ter um novo terminal em dois anos. Não precisa ser engenheiro para saber que é mentira. Vejam como demorou a obra externa do Galeão", disse Mollo. Herdina, da Infraero, disse que agora todas as esferas estão falando a mesma língua, por isso as obras (pelo menos no Salgado Filho) vão sair.

Orgulhoso do aeroporto que administra (e que tem um dos piores desembarques do País, fora os gargalos em horários de pico no embarque), Jorge Herdina elencou uma série de medidas emergenciais que estão sendo tomadas. Mas se traiu no final ao dizer: "falta muito ainda". Ou seja, o emergencial é maquiagem, como disse Respício. "Ou nos maquiamos de plahaço ou exigimos, como clientes que somos e não usuários aeroportos melhores", disse Espírito Santo.

O debate seguiu, seguiu, seguiu... e os gargalos continuam. Quem é o maluco, afinal? Eles que veem tudo bem ou nós que continuamos falando sozinhos?

Que venham Dilma e o novo PAC. Ouvimos falar em Solange Vieira na Infraero. Há luz no fim do túnel? Esperemos.
 
Fonte: Panrotas
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Coletivo lança estudo sobre o funcionamento de órgãos reguladores de países da América do Sul, Norte e Europa para contribuir com o debate sobre o novo marco regulatório da comunicação.

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