Ana Cristina Taffarel, promotora de Justiça de Exu, conta que o órgão recebeu muitas denúncias de idosos que foram enganados por parentes e pessoas que vão até a casa deles oferecendo os empréstimos. “Muitos deles se arrependem porque não são esclarecidos”. Por isso, a Prefeitura teria que explicar a esses idosos os seus direitos, orientá-los a observar os valores dos empréstimos, as taxas de juros, os demais encargos, a forma de pagamento, bem como explicar as suas obrigações no pagamento do crédito tomado. A campanha da Prefeitura também deverá ser voltada para os parentes dos idosos, pois muitos tomam a documentação deles e tiram empréstimos para si. O município deverá difundir que é crime obrigar o idoso entrar no crédito consignado.
Ana Cristina acrescenta que entrará com ações na Justiça estadual para suspender os empréstimos irregulares e indenizar os idosos lesados. “Estou juntando as informações para isso”.
O promotor de Nazaré da Mata, Paulo Henrique Figueiredo, reúne-se hoje com gerentes de três bancos que têm agências no município para pedir que as instituições tomem providências sobre a situação dos idosos prejudicados com empréstimos consignados não autorizados. Figueiredo estará no Banco do Brasil, Real e Caixa Econômica Federal. O promotor explica que, para tirar o crédito, basta uma pessoa usar o cartão do INSS num terminal de auto-atendimento e digitar a senha. Com essa facilidade, alguns parentes pegam o empréstimo sem que o idoso saiba. Figueiredo também enviará um ofício, amanhã ou depois, à Presidência da República e ao Ministério da Previdência relatando as denúncias recebidas.
Fonte: Jornal do Commercio - 22 MAI 07