Quarta, 05 Fevereiro 2025

A Life morreu, de novo.

A Time Inc. anunciou na segunda-feira que a revista Life deixará de ser publicada a partir do próximo mês - a terceira vez desde a fundação da revista, em 1936, que seu dono desliga a tomada.

Desta vez, o falecimento da revista parece definitivo, em boa parte porque a Life está transferindo seu enorme arquivo de fotografias para a internet, onde os consumidores poderão baixá-las de graça.

A revista já abrigou o trabalho de alguns dos melhores fotógrafos do mundo. Na sua atual encarnação, ela encolheu para 20 páginas com ênfase em entrevistas co m celebridades e dicas de administração doméstica. O último número sairá em 20 de abril.

A Time Inc., parte da Time Warner, está sendo agitada por dispensas e uma revisão de sua principal publicação, a revista Time, no momento em que a companhia desloca sua atenção para a internet. Ela culpou o negócio jornalístico pela extinção da Life, que tem saído como um encarte de jornais desde outubro de 2004.

“Apesar de os consumidores terem reagido entusiasticamente à Life, com o declínio do negócio jornalístico e o panorama para o crescimento da publicidade na categoria suplemento de jornal, a resposta não foi suficientemente forte para assegurar novos investimentos na revista como um suplemento semanal de jornal”, diz uma declaração da companhia.

Mas a circulação da Life estava estacionada terceiro lugar, atrás de suas rivais Parade, pertencente à Advance Publications, e USA Weekend, da Gannett. A Parade, com uma circulação de 32 milhões, é encartada em 400 jornais; a USA Weekend tem uma circulação de 23 milhões e é encartada em 612 jornais. A Life, com uma circulação de 13 milhões, entra como encarte em 103 jornais.

As três revistas registraram prejuízos no primeiro trimestre deste ano, segundo a Mediaweek: a Parade caiu cerca de 1%; a USA Weekend, 12%; e a Life, cerca de 10%.

Randy Siegel, presidente e publisher da Parade, disse que a Time estava errada ao culpar os jornais pelos problemas da Life. Segundo ele, embora os jornais apresentem problemas - e tenham registrado queda na publicidade mais uma vez no último mês, “a incapacidade da Life de fazer sucesso é um problema à parte”.

Ele até elogiou o foco editorial da Life, mas disse que a revista acaba espantando aquele tipo de anunciante que historicamente sustenta as revistas encartadas em jornais, principalmente aqueles que apostam na compra por impulso dos leitores, geralmente envolvendo comida ou dieta.

“Quando eles vieram para essa categoria (suplemento de jornal), eles declararam publicamente que não precisavam desse tipo de anunciantes ou dos anunciantes que oferecem brindes encartados, que são duas das maiores categorias de negócios para nós”, disse. “As pessoas na Life achavam que poderiam contar com a força da marca.”

Marcia L. Bullard, presidente da USA Weekend, disse que a Life tem custos de produção mais altos, por causa do papel que usa, de melhor qualidade. A revista também tem uma estratégia de chegar a muitos mercados importantes, o que eleva os custos de distribuição. “Temos de dar crédito a eles por terem tentado o máximo que puderam”, disse. “Mas eles não conseguiram a publicidade que precisavam para continuar.”

Bill Shapiro, atual editor administrativo de Life, havia reinventado a revista para ser o que chamou de “um antídoto” às notícias sérias, mas sua reencarnação como um suplemento de jornal aparentemente chegou no momento errado.

A Life começou como uma revista semanal e foi fechada pela primeira vez em 1972. Ela foi revivida como mensal em 1978 e fechada em 2000. Em seu apogeu, ocupava cinco andares do Time & Life Building, no centro de Manhattan. Hoje seu pessoal ocupa um canto de um andar.

DERROCADA

Fundação:
A revista Life nasceu em 1936, como uma publicação semanal

Interrupção: Com problemas, a revista deixou de circular pela primeira vez em 1972

Volta: Em 1978, a Life voltou a circular, dessa vez como uma revista mensal

Nova interrupção: Em 2000, com mais problemas financeiros, a revista pára de circular mais uma vez

Tentativa: Em outubro de 2004, a Life volta ao mercado novamente, agora como um suplemento encartado em 103 jornais

Morte: Em março de 2007, a Time Inc. anuncia que o último número vai circular em 20 de abril. O grupo culpa a crise de anunciantes que os jornais atravessam pelo fracasso da revista

Legado: A Life deixará um legado de milhões de imagens de fotógrafos como Alfred Eisenstaedt e Margaret Bourke-White

Fonte: O Estado de S.Paulo - 28 MAR 07

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!