Sexta, 29 Março 2024

O DNIT publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19) o edital de licitação para derrocamento do Pedral do Lourenço, na Hidrovia do Tocantins. A contratação integrada prevê a elaboração dos projetos básico e executivo, todas as ações ambientais e a execução das obras. O investimento estimado será de R$ 560,6 milhões, por 58 meses de contrato. A abertura das propostas está marcada para o próximo dia 2 de dezembro, às 15h, no endereço eletrônicohttp://www.comprasgovernamentais.gov.br.

O Pedral tem 43 quilômetros de extensão e está localizado entre a Ilha do Bogéa e o município de Santa Terezinha do Tauri, no Pará. A obra vai viabilizar o tráfego contínuo de embarcações e comboios em um trecho de 500 quilômetros, desde Marabá até a foz do rio. Aumentar a navegabilidade da hidrovia do Tocantins vai facilitar o escoamento da produção agrícola, pecuária e mineral que tem o Porto de Vila do Conde/PA como destino.

O empreendimento representa mais um passo em direção à mudança na matriz de transportes brasileira. O transporte hidroviário é mais econômico e sustentável, porque reduz custos e diminui a emissão de poluentes ao retirar as carretas das rodovias. Isso aumenta a competitividade do produto brasileiro no exterior. O edital está disponível no portal de licitações do DNIT.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!