A presidenta da República, Dilma Rousseff, acompanhada pelo ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, participou nesta sexta-feira (28/8) em Fortaleza (CE), de cerimônia de assinatura da ordem de serviço para início das obras do trecho da Ferrovia Transnordestina compreendido entre os municípios cearenses de Acopiara e Piquet Carneiro, com 51 quilômetros de extensão. O evento foi realizado durante reunião com empresários cearenses, no final da tarde no Centro de Eventos Ceará. A ordem de serviço destina-se ao lote MVP 4, um dos lotes do trecho Missão Velha (CE) – Pecém (CE) da Ferrovia Transnordestina. A construção dos três primeiros lotes do trecho Missão Velha (CE) – Pecém (CE) já está em andamento. O empreendimento faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De acordo com dados da concessionária Transnordestina Logística S.A., empresa privada detentora da concessão do trecho e responsável pela execução da obra, serão gerados mil empregos diretos e indiretos.
Ferrovia Transnordestina
A Ferrovia Transnordestina, que terá 1.753 km de extensão, irá ligar o interior dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, aos portos de Pecém (CE) e Suape (PE). O trajeto da ferrovia irá percorrer 81 municípios dos três estados. O objetivo do projeto é aumentar a competitividade da produção agrícola, além de permitir a exploração das jazidas minerais do interior do Nordeste, já que contará com uma moderna logística que vai unir uma linha férrea de alto desempenho e portos de calado profundo que podem receber navios de grande porte.
Para a construção da ferrovia Transnordestina, serão usados 3,2 milhões de dormentes e 290 mil toneladas de trilhos. Em toda a região Nordeste, 5.945 pessoas trabalham em obras da ferrovia.
A ferrovia deverá ser concluída em 2017. A Transnordestina terá capacidade para transportar até 30 milhões de toneladas por ano, com destaque para minério de ferro, grãos (soja, farelo de soja, milho, algodão) e gipsita (gesso agrícola que tem aplicação como corretivo do solo e como gesso industrial). A ferrovia estimulará investimentos em outros setores, como o de combustíveis, fertilizantes, além de ser uma nova opção para o escoamento da produção do polo de fruticultura irrigada de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA).
Outra característica importante desse sistema logístico é a localização estratégica dos portos de Pecém (CE) e Suape (PE) em relação ao mercado europeu, um dos principais destinos da soja brasileira.
O empreendimento surgiu como uma proposta articuladora do desenvolvimento regional do Nordeste, com a redução dos custos de transportes dos produtos provenientes dos polos industriais, minerais e de agronegócios existentes na região.