Quinta, 26 Dezembro 2024

O ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, começou no dia 21 de agosto, em Porto Alegre (RS), uma série de apresentações nas capitais da Região Sul do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do trecho da Ferrovia Norte-Sul entre Panorama(SP), Chapecó(SC) e Rio Grande(RS). Diante de uma plateia de cerca de 100 pessoas, entre empresários, parlamentares e representantes de organizações públicas e privadas reunidos na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul ( Fiergs), o ministro afirmou que “precisamos ter toda disposição para discutir as melhores soluções que garantam a construção de uma ferrovia moderna e eficiente”.

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No início da tarde, o ministro também apresentou o EVTEA em Florianópolis para empresários e parlamentares, em evento organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina ( Fascisc). Um dos objetivos das reuniões nas três capitais da Região Sul é receber contribuições das lideranças dos estados interessados em investir no projeto. Antonio Carlos Rodrigues destacou que o trecho da Ferrovia no Sul poderá “transportar as riquezas e a produção dos estados da Região Sul para todo o território nacional e para o mundo”. No final da tarde desta sexta-feira, a reunião ocorreu em Curitiba (PR), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná ( Fiepr).

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O EVTEA foi elaborado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S/A, empresa estatal vinculada ao Ministério dos Transportes. O estudo indicou como referência a passagem da ferrovia por 82 municípios em quatro estados (oito em São Paulo; 31 no Paraná; 14 em Santa Catarina e 29 no Rio Grande do Sul). A extensão prevista é de 1.731 quilômetros.

O trecho ferroviário poderá ser uma nova opção de transporte para a região, principalmente para o escoamento de safras agrícolas e demais produtos em direção aos portos do sul do Brasil, em especial Rio Grande, e também para os portos do sudeste, por meio de conexão com a malha ferroviária existente.

Confira mapa do trecho:

mapa

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