Quinta, 28 Março 2024

 

O Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans/Júlio Cezar Ribeiro (PA) está pronto para receber os peregrinos que irão à tradicional festa do Círio de Nazaré. No período de 1º a 18 de outubro, a expectativa é que mais de 142 mil passageiros embarquem e desembarquem no principal terminal paraense, número 5% superior à movimentação registrada em 2012. Em todo o período estão previstos 26 voos extras, a maioria de Brasília (DF), Macapá (AP), Santarém (PA), Campinas (SP) e Manaus (AM).

A procissão do Círio de Nazaré movimenta mais de dois milhões de pessoas nas ruas de Belém, no segundo domingo de outubro. Para que o fluxo de passageiros ocorra de forma tranquila, a Infraero elaborou um plano de contingência, que prevê um reforço de cerca de 30 pessoas no contingente de funcionários para a execução dos trabalhos de operações e segurança no período e preparou uma série de ações em parceria com a Paratur (Companhia Paraense de Turismo) para o receptivo dos viajantes.

Como parte das comemorações pela devoção à Nossa Senhora de Nazaré, o Aeroporto Internacional de Belém recebe a exposição Mantos-Religiosidade e Fé, do artista Luiz Langer, que teve início na última quinta-feira (3/10) e vai até 15/10, no saguão do desembarque doméstico.

Já no espelho d’água do terminal haverá a exposição Barcos de Miriti, que retrata uma das atrações do Círio de Nazaré, a procissão fluvial, conhecida como Círio das Águas. A exposição foi montada pelos próprios empregados do aeroporto, com barcos confeccionados a partir da leve fibra do miriti, produzidos pela Associação Miriti da Amazônia, localizada na cidade de Abaetetuba/PA, composta por 45 artesãos. As peças poderão ser vistas a partir da próxima terça-feira (8/10) até o dia 27/10. No mesmo dia, a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré estará no aeroporto, às 12h, seguida de uma missa que será realizada pelo bispo auxiliar de Belém, Dom Teodoro.

No período de movimentação mais intensa, entre os dias 8 e 12/10, os peregrinos que desembarcarem serão recebidos com apresentações de danças regionais e distribuição de brindes. O superintendente do Aeroporto de Belém, Hildebrando Correia, destacou o planejamento da Infraero para atender à movimentação do Círio. “Por meio do remanejamento da escala de trabalho foi possível reforçar em 15% nosso efetivo para receber bem aos romeiros e garantir a fluidez no funcionamento do aeroporto”, afirmou.

 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!