A Infraero concluiu, conforme planejamento anunciado, a primeira fase das obras no Aeroporto de Torres, no Rio Grande do Sul. A solenidade de inauguração ocorreu no dia 2/12.
Foto: Divulgação Infraero.
As obras incluem o alargamento da pista de taxiamento de aeronaves, que passou de 16 metros para 25 metros, atendendo às exigências para aeronaves da categoria 3C.
Todo o sistema de pista de pousos e decolagens, de taxiamento e pátio de aeronaves recebeu nova sinalização, sendo criadas cinco posições para aeronaves e uma para helicóptero.
Além disso, foram concluídos os serviços de instalação do PAPI (Sistema Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) em ambas as cabeceiras, uma tecnologia fundamental para aumentar a segurança dos voos e possibilitar a operação de uma maior variedade de aeronaves. Os equipamentos, agora, deverão ser homologados pelos órgãos competentes.
A segunda etapa das obras continua com a construção de uma via de inspeção nos limites patrimoniais do aeroporto e a edificação de um muro em áreas mais sensíveis, prevista para ser concluída no início do próximo ano.
Foto: Divulgação Infraero.
Os investimentos nessas melhorias são da ordem de R$ 22 milhões e oriundos da Infraero.
Para realização de todas estas obras com celeridade e segurança, as operações de pousos e decolagens do Aeroporto de Canela foram suspensas no período de 28 de outubro a 28 de novembro de 2024.
O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, destaca a responsabilidade da Companhia no cumprimento dos prazos acordados e no aprimoramento da infraestrutura dos aeroportos gaúchos. "A Infraero está presente apoiando a reconstrução do Rio Grande do Sul e nossos investimentos no Estado são uma prova disso, somados aos esforços que já enviamos também nos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo", destaca Barzellay.
Infraero – Prestadora de Serviços
Com mais de 50 anos de experiência, a Infraero administra 35 aeroportos no País e atua como braço executor de políticas públicas para a aviação civil, com a finalidade de implantar, administrar, operar e explorar industrial e comercialmente a infraestrutura aeroportuária.
A Companhia tem presença nacional e expertise consolidada para oferecer serviços de ponta a ponta da infraestrutura aeroportuária, ou seja, desde o projeto, passando pela obra de engenharia, manutenção, gestão e a própria operação, além de oferecer treinamento técnico e desenvolvimento de soluções digitais.