O treinamento foi composto de três fases: a primeira enfatizou conteúdos teóricos e práticos das características do veículo de combate a incêndio, condução de veículos de emergência, familiarização com a aviação e o complexo aeroportuário, assim como a organização e funcionamento do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeródromos Civis (Sescinc).
A segunda fase tratou sobre o atendimento pré-hospitalar e técnicas de resgate em emergências aeronáuticas. Já a terceira fase abordou a formação de equipe e exercícios de combate a incêndio, incluindo uma bateria de simulados de salvamento e combate a incêndio. Os simulados aconteceram em quatro etapas na quinta-feira (3/10).
Os cursos de capacitação de bombeiros são essenciais para a manutenção de um alto nível de segurança operacional nos terminais da Infraero, que é a única empresa brasileira autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a ministrar essas modalidades de treinamento no país. “As capacitações são cumpridas regularmente, atualizando e renovando os conhecimentos dos bombeiros responsáveis pelos trabalhos de prevenção e salvamento. Esse trabalho é crucial para garantir a segurança dos passageiros”, pontuou Marco Aurélio Zenni, superintendente de Navegantes.