Elogiado pela excelente localização geográfica, o Porto do Itaqui, no Maranhão, conta com berços com até 19 metros de profundidade. No entanto, da área do cais em direção a terra, o porto maranhense apresenta muitos problemas. Indicado no final de 2010 por Roseana Sarney, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, tem grande experiência na área de operação de grãos, mas não conseguiu adequar a movimentação de cargas que o mercado atual exige.
Preocupados com a segurança da navegação e com o meio ambiente, a praticagem do Espírito Santo envia, neste final de semana, quatro profissionais para o Maranhão. É que no domingo o Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), localizado na Baía de São Marcos, recebe o supergraneleiro da Vale, o Vale Brasil, da classe Valemax. O navio, que tem capacidade para 400 mil toneladas, fará a ligação Brasil-China. A informação quem nos traz é a jornalista Andréa Margon.
Se você é caminhoneiro ou conhece algum profissional do volante, atenção! Uma pesquisa divulgada pela concessionária de rodovias Triângulo do Sol mostra que um em cada seis caminhoneiros tem risco maior de sofrer acidentes por causa do sono.
A jornalista Andréa Margon informa que o Conselho de Administração (Consad) da Companhia Docas do Estado do Espírito Santo (Codesa) se reuniu nesta segunda-feira (16) para tratar da mudança da diretoria da empresa. Agora é oficial: Angelo Baptista não é mais o presidente da Codesa. Entra no seu lugar, interinamente, o diretor de Infraestrutura e Operações da empresa, Hugo José Amboss Merçon de Lima.
A inabilidade da Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) para evitar danos ao meio ambiente diante das inúmeras obras pelas quais passam os portos do Rio já traz consequências aos cofres da estatal. A CDRJ foi pressionada pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) do Rio e aceitou doar R$ 12 milhões de suas verbas federais para investimento nas obras de recuperação da Praia de Sepetiba. Tudo porque a empresa já foi considerada responsável por danos ambientais em Sepetiba devido a despejo irregular de sedimentos de dragagem.