Portogente transcreve, a seguir, interessante relato de Wanderley Duck sobre o aeroporto de Ubatuba, cidade do litoral norte de São Paulo:
“Antigamente nos chamávamos o pequeno aeroporto de Ubatuba de Dogtuba, porque o que aparecia de cachorro na pista era uma barbaridade. Quando a gente alinhava na cabeceira para decolar e via que tinha cachorro na pista, geralmente uma meia dúzia de vira-latas, nos dávamos duas rajadas de motor, que era o sinal para o guarda campo sair correndo e ir espantar os bichos.
Quanto ao avião da foto, na realidade não era um DC-3 e sim um Douglas C-53D-DO, cn 11683, fabricado em 1942.Inicialmente ele foi o USAF 42-68756. Depois foi vendido para a Panair do Brasil e recebeu o prefixo de PP-PBU. Posteriormente ele foi vendido a NAB e teve o seu prefixo mudado para PP-NAT. Quando foi para a VASP, manteve esse prefixo. Transferido para o projeto Rondon, ele recebeu o prefixo de PP-KTY e com esse prefixo voou também para a Rico e para a Aerovalp. Foi destruído em 1974, em um acidente no Campo dos Afonsos.”