A internauta Hilda Rebello enviou à redação de PortoGente imagens que registram a chegada de novos portêineres ao Porto de Itajaí (SC). Os equipamentos impressionam pelo gigantismo. Nas fotos abaixo, de autoria de Jonas Dutra e clicada no último dia 11, é possível ver a embarcação chinesa Zhen Hua 27 transportando os portêineres adquiridos pelo Terminal de Conteineres do Vale do Itajaí (Teconvi).
Os cerca de 250 trabalhadores portuários que atuam no Terminal Especializado de Barra do Riacho (Portocel) pararam o empreendimento desde às 7 horas desta sexta-feira (14) e ficarão por 24 horas em frente ao Terminal reivindicando melhores condições de trabalho, informa o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES).
A regionalização da gestão dos portos é um tema que vai e volta. Serve de “bandeira” política de candidatos em tempos de eleição, para logo ser esquecida apurados os votos. Mas para quem quer o assunto é muito sério e importante.
Aos poucos, a movimentação de arroz vai ganhando espaço no Porto do Rio Grande (RS). Uma das principais cargas cultivadas no estado gaúcho agora tem um espaço adequado para armazenamento próximo ao cais do porto riograndino. Isso foi possível com a assinatura de um Termo de Cessão Onerosa de Uso pelo superintendente do Porto do Rio Grande, Janir Branco, à Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa), na última sexta-feira (7). A área é de 12 mil metros quadrados e está localizada no Porto Novo. O contrato terá validade de dez anos podendo ser renovado por igual período. Pela cessão, a Cesa pagará um valor por metro quadrado e uma taxa por tonelada movimentada.
Na sua última visita a Santos, sexta-feira passada (7), o ministro dos Portos, Pedro Brito, falou várias vezes, em seu discurso no 17º Congresso Brasileiro de Municípios Portuários e com a imprensa, no “conceito” da regionalização da gestão dos portos, especialmente o Porto de Santos.