Nos seus últimos dias à frente do governo brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem inaugurando e apresentando obras na Região Nordeste. Foi assim na segunda-feira (13), no Ceará, e aconteceu na Paraíba nesta terça-feira (14).
Lula, durante visita ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco, no município paraibano de São José de Piranhas, defendeu a construção de um Porto de Águas Profundas. “É preciso ver a possibilidade de um grande porto na Paraíba”, acrescentando que o Porto de Cabedelo é limitado para receber grandes navios, o que seria possível com um terminal portuário de águas profundas.
Presidente Lula sobrevoa obras do canal de transposição das águas do rio São Francisco. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Ao contrário do presidente, o governador eleito Ricardo Coutinho (PSB) entende que o estado não precisa de um porto com essas características por causa da proximidade com o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco.
Lula dá o recado sobre isso:
“Nós temos uma Secretaria Especial de Portos. Se a Paraíba tiver um projeto do porto, não será um secretário que vai dizer que não precisa de porto. Se tiver um projeto apresentado à Secretaria, ele vai estudar, porque nós temos interesse em fazer estaleiros, fazer portos”.