Recentemente, o noticiário nacional mostrou cena de uma senhora sendo atingida por raio durante um banho de mar. Não foi um caso raro. O Brasil é o país de maior incidência de raio do mundo. Atualmente estamos atravessando o período – outubro a março – mais crítico considerado por pesquisadores.
O ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, já debate com empresários um plano nacional de incentivo às exportações que deve ser lançado pelo governo em março próximo. Segundo o ministro, além de preocupações com questões conjunturais, os empresários estão debruçados em “temas que são recorrentes como infraestrutura, tributação, custo de capital”.
A logística brasileira se recente da falta da armazenagem nas propriedades, peça mais importante do sistema porque ela é que regula a demanda. A informação é do presidente do Comitê de Logística da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), o engenheiro Renato Casali Pavan, acrescentando que o Brasil tem apenas 15% da produção armazenada na fazenda, quando a necessidade exigiria, no mínimo, 65%.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou, nesta quarta-feira (11/02), a incorporação de ações da América Latina Logística S/A – ALL pela Rumo Logística e Operadora Multimodal S/A. Todavia, as empresas terão de cumprir um conjunto de medidas previsto em um Acordo em Controle de Concentrações (ACC).
Monitoramento, acompanhamento e fiscalização. Essas podem ser as palavras-chave para que o escoamento da safra agrícola brasileira, neste ano, não enfrente mais os gargalos históricos (ou pré-históricos) da logística nacional. Uma das imagens que mais ilustram esse cenário “anticompetitivo” é a fila de caminhões (ler aqui artigo do nosso colunista Frederico Bussinger) nas rodovias do País a caminho dos portos brasileiros. Situação que ecoa não apenas nos negócios das exportações nacionais, mas também na vida de várias cidades que estão no caminho dos portos ou que abrigam os complexos portuários.