Terça, 05 Novembro 2024

Dia a Dia

A velocidade do desenvolvimento de tecnologias surpreende as expectativas sobre o cotidiano da sociedade do futuro próximo, em qualquer área da atividade humana. É o caso dos carros elétricos e os sem motorista. E para os carros alimentados com eletricidade vêm sendo preparadas vias especiais, para evitar perda de tempo com abastecimentos.

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Dados coletados pela Statistics Netherlands, também conhecida como Dutch Central Bureau of Statistics (CBS), mostram que o contêiner como equipamento utilizado para o transporte de carga tem ainda muito o que crescer e uma vida longa pela frente. Emm 2014, o transbordo de contêineres nos portos marítimos holandeses cresceu 9% e o volume de mercadorias que chegam e saem desses complexos acondicionadas nessas caixas metálicas subiu 2,3%, alcançando 570 milhões de toneladas.

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Com a demora em concretizar investimentos em oito terminais portuários de São Paulo e Pará, o País deverá perder mais de US$ 66 bilhões (R$ 220 bilhões) em quatro anos, diante da impossibilidade de se exportar mais grãos e celulose. Os cálculos são da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP).

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As mudanças no desenho atual dos poligonais das áreas dos portos de Antonina e Paranaguá (PR) podem trazer reflexos danosos para a economia regional e estadual. A Lei dos Portos (Lei federal n.º 12.815/13) define como poligonais as áreas dos portos que compreendem as instalações portuárias e a infraestrutura de proteção e acesso ao porto. A advertência é do Sindicato dos Conferentes de Paranaguá, Carlos Antonio Tortato.

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O Ministério dos Transportes flexibilizou as regras dos leilões de concessão que a iniciativa privada disputará. “O objetivo é ampliar a concorrência para trazer construtoras estrangeiras e de pequeno e médio porte para o processo, atraindo mais empresas para dar vazão ao déficit de infraestrutura que a gente tem”, afirma a secretária-executiva dos Transportes, Natália Marcassa. “O critério de licitação é a menor tarifa de pedágio”, avisa.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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