Quinta, 14 Novembro 2024

Dia a Dia

Interessante o "movimento" do ministro dos Portos, Edinho Araújo, pós-divulgação da segunda etapa do programa de concessões do governo Dilma: ele comparecerá em evento exclusivo promovido pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), nesta segunda-feira (15/6), para apresentar o programa de investimentos logísticos na área portuária. Uma importância sem igual à maior entidade industrial do País. Nada até mais natural já que as primeiras concessões, que se darão já neste ano, estarão na área do maior porto da América Latina, o Porto de Santos. O cronograma é que sejam licitados à iniciativa privada nove terminais em Santos, com os editais a serem divulgados até o final de junho. É bom sempre lembrar que a licitação vai ocorrer após uma longa discussão jurídica entre o governo e o Tribunal de Contas da União (TCU).

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Deu no site da CNN que Ray Kurzweil, diretor de engenharia da Google, falou na Conferência Exponencial de Finanças, em Nova Iorque, no dia 10 de junho último, que, no futuro, os seres humanos irão ser artificialmente inteligente. Convenhamos que se analisarmos os sete tipos de inteligência definidos por Howard Gardner, olhando para o passado e comparando ao arsenal tecnológico disponível hoje para memorizar informações e elaborar lógicas no processo de decisões, a previsão de Kutzweil parece de pouco impacto.

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A presidente Dilma Rousseff parece que conseguiu, pelo menos por enquanto, o apoio positivo do setor industrial do País com o anúncio da segunda etapa do programa de concessões, que prevê investimentos da ordem dos R$ 198, 4 bilhões. Várias federações de indústrias soltaram nota se manifestando favorável às medidas. O presidente da mais poderosa delas, Paulo Skaf, receberá, em São Paulo, o ministro Edinho Araújo (Portos), na próxima segunda-feira (15), onde terá mais informações sobre o programa com relação à infraestrutura que envolve os portos. O presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, disse que o Estado será contemplado na melhoria da malha viária e ferroviária.

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Quem tem olhos para ouvir e ouvidos para ver deve ter ficado com a “pulga atrás da orelha”, como diz adágio popular, ao ver publicado, no Diário Oficial da União (DOU), do dia 9 de junho último, o Decreto nº 8.465/15, que regulamenta o parágrafo 1º do art. 62 da Lei nº 12.815/2013, “para dispor sobre os critérios de arbitragem para dirimir litígios no âmbito do setor portuário”. O mundo portuário e a torcida do flamengo com certeza pensaram na eterna dívida da Libra Terminais com o Porto de Santos. É quase um decreto “prêt-à-porter”.

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Com toda a certeza, a voz de Wilen Manteli não é isolada nas defesas que faz sobre modelos de gestão portuária em entrevista ao Portogente. A Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), que ele preside há mais de 15 anos, representa importante segmento estruturante da eficiência portuária. Para garantir que os processos que apoiam as operações dos seus filiados sejam estáveis e confiáveis, a sua palavra de ordem é: tarifas mínimas e contrapartida máxima. Para isso, Manteli defende o mínimo de Estado na administração de facilidades de um porto, como a dos acessos terrestre e marítimo. Sustenta que o papel da Autoridade Portuária deve ser restrito à fiscalização.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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