Quinta, 31 Outubro 2024

Dia a Dia

O brasileiro que já viajou dirigindo automóvel pelos Estados Unidos ou pela Europa percebe que é mais fácil viajar sem se perder no exterior do que aqui. A razão é uma só: a baixa qualidade da sinalização na maioria das cidades e estradas do País.

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Os portos de Vitória (ES), Santos (SP), Paranaguá (PR) e São Francisco do Sul (SC) estão operando no limite da sua capacidade, revelou uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove).
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O baixo índice de execução das obras planejadas pelo Governo Federal nas estradas brasileiras vem piorando cada vez mais a competitividade do País. Nas regiões Norte e Nordeste, o percentual de verba aplicada gira em torno de 1%. A situação não é muito diferente no Sudeste, região que tem R$ 821,3 milhões disponibilizados para obras em 2013, mas somente R$ 17 milhões foram pagos até o final de junho. Os dados são do site Contas Abertas.

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Nos corredores de Brasília, a Portaria nº 38, assinada pelo ministro dos Portos Leônidas Cristino, já é conhecida como a “portaria da EBP”, tal o nível de favorecimento que ela tem. Há, portanto, fumus de encrenca na matéria que autoriza a empresa Estruturadora Brasileira de Projetos S/A (EBP) a desenvolver projetos, estudos de viabilidade técnica, econômica, ambiental e operacional, levantamentos e investigações para subsidiar a Secretaria de Portos (SEP) na preparação dos procedimentos licitatórios das concessões de portos organizados e dos arrendamentos de instalações portuárias. Recebendo tratamento desigual, os demais interessados em prestar os mesmos serviços da EPB deverão apresentar requerimento de autorização ao ministro.

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O deputado Carlos Batinga (PSC) cobrou, nesta quarta-feira (24), durante pronunciamento na Assembléia Legislativa da Paraíba (ALPB), mobilização da classe política contra o fechamento do terminal de distribuição da Petrobrás no Porto de Cabedelo, que corre o risco de ser transferido para Suape, em Pernambuco. Nesta terça-feira (23), o presidente da ALPB, deputado Ricardo Marcelo (PEN), determinou a criação de uma com o objetivo de reivindicar do governo federal a permanência do terminal.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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