Sexta, 19 Abril 2024

Texto atualizado às 14h do dia 19 de fevereiro de 2018

A teoria deve ser medida na prática, diz a sabedoria popular. É nesta acepção que causa dúvida o artigo "Setor portuário será protagonista em 2018", de José Di Bella Filho, presidente da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP), no jornal Folha de S.Paulo, em 12 de fevereiro último. O próprio desempenho do autor como presidente do Porto de Santos e secretário-adjunto do então Ministério dos Portos, para ficar nos exemplos públicos, se destacaram pelo conflito e ineficácia, ingredientes do caos.

ABTP

Falar que a Lei dos Portos de 2013 deu indicativos de que estamos no rumo certo, Bella Filho parece desconsiderar o versículo bíblico de que árvore ruim não produz bons frutos, bem como a autoria desse preceito legal. Convém lembrar que o seu autor protagonista foi o ex-presidente da Câmara e hoje presidiário Eduardo Cunha, com forte apoio de Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) que se vê às voltas com denúncia de propina.

Leia
Lei 12.815: desnecessária e inadequada

É antiga a máxima lei boa é lei velha. Com certeza, tivesse a antiga Lei dos Portos 8.630/93 sido revisada, em vez de substituída pela 12.815/2013, aí sim o Brasil estaria navegando em mar espelhado. Com o desenvolvimento globalizado da economia do mundo, a economia do País está atrelada, de fato e cada vez mais, a sua produtividade na movimentação de mercadorias em seus portos. Bem diferente de especulações milionárias com arrendamento de áreas portuárias públicas, como acontece nos portos nacionais sem a crítica e providência cabíveis da ABTP.

Para evitar dúvidas, a ABTP precisa esclarecer com clareza seu clichê de que todas as instâncias públicas devem participar na redução do custo Brasil. Abrangendo também seus associados e conseguir demonstrar que não são causa do Custo Brasil, os R$ 3.5 bi que a Rumo levantou no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e inclui a obra da cobertura para navios que nunca começa, assim como o calote de R$ 2,5 bi que a Libra tenta dar nos quase 25 anos de arrendamento do seu terminal, ambos os casos no Porto de Santos. Sobre a cobertura da Rumo, Di Bella Filho sabe falar.

Leia ainda
Libra e a arbitragem judicializada

Com navios de 400 metros de comprimento e plataforma blockchain para acompanhamento e agilização da movimentação desses gigantes, com consequente aumento da eficiência e barateamento dos fretes, o negócio portuário de fato vive o início de uma nova era tecnológica. Governança corporativa ( compliance) é também um exigente fator de excelência e, por extensão, da produtividade, sustentabilidade e gerador de menor custo desse novo tempo portuário.

Difícil de acreditar que ABTP não atribua ao sequestro do poder público pelo privado, a razão das principais resistências na produtividade dos portos brasileiros. No entanto, descentralizar as decisões portuárias se faz urgente, para dar mais transparência e participação da sociedade no desenvolvimento do seu porto.

Portogente inicia hoje o WebSummit "Regionalização dos Portos do Brasil", objetivando construir uma proposta de administração mais eficaz, com participação ampla da comunidade portuária brasileira e opiniões das visões entre as mais abalizadas do setor, nacional e mundialmente.

A exemplo dos melhores e da grande maioria dos portos do mundo, a forma de promover a correção das distorções e deficiências dos portos do País é promover a inovação administrativa. Em poucas palavras, trazer a solução para perto do problema. Nesse cenário inovador, as associações representativas de classe devem ter também novas formas de atuação, comprometidas com a sustentabilidade e o futuro. Nele, a ABTP não terá sucesso se pregar a teoria do caos como saída.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto