Quarta, 04 Fevereiro 2026

Mais de 446 mil veículos passaram por portos secos

Movimento de caminhões cresce 11,6% e confirma papel estratégico das fronteiras no comércio do Mercosul

Movimentação de caminhões em porto seco
Destaques de 2025:
446.966 veículos passaram pelas unidades alfandegadas (+11,6%)
• Alta de 18,1% nos caminhões com exportações
• Foz do Iguaçu e Uruguaiana lideram a movimentação

O movimento de caminhões nos portos secos administrados pela Multilog, uma das maiores operadoras de logística integrada do país, aumentou 11,6% em 2025, com a passagem de 446.966 veículos pelas unidades alfandegadas. A maior movimentação foi registrada em Foz do Iguaçu (PR), seguida por Uruguaiana (RS).

Segundo Francisco Damilano, gerente geral de Operações das Fronteiras da Multilog, os portos de fronteira vêm se consolidando como infraestruturas vitais para a fluidez do comércio no Mercosul, impulsionados principalmente pelo agronegócio, insumos industriais, bens de consumo e componentes automotivos provenientes da Argentina e do Paraguai.

Desempenho por unidade

Em 2025, o Porto Seco de Uruguaiana (RS) registrou crescimento de 17,8% no volume de entrada de veículos, totalizando 158.488 caminhões. O destaque ficou para as exportações, que somaram 111.764 caminhões, alta de 28,8%, mais do que o dobro das importações, que recuaram 2,1%.

Já o Porto Seco de Foz do Iguaçu (PR), maior do país e principal hub logístico do Mercosul, contabilizou 215.070 caminhões, crescimento de 9,4%. As importações responderam por seis em cada dez veículos que passaram pela unidade, com alta de 9,6% em relação a 2024.

Em Santa Catarina, o Porto Seco de Dionísio Cerqueira registrou aumento de 12,5% no volume anual, alcançando 25.882 caminhões. As exportações cresceram 19,3%, enquanto as importações avançaram 6,9%.

No Rio Grande do Sul, o Porto Seco de Jaguarão teve alta de 5,8% no total de veículos, com crescimento de 12,8% nas exportações. Já Sant’Ana do Livramento encerrou o ano com queda de 7%, impactada principalmente pela retração de 23,3% nas importações.

Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu

Com localização estratégica na tríplice fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, a Multilog investe na construção do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu. A nova unidade ampliará em cerca de 30% a capacidade operacional e tem previsão de início de operações em dezembro de 2026.

O projeto inclui tecnologia de ponta, ampliação da infraestrutura e equipes especializadas, com foco em eficiência operacional, agilidade no processamento de cargas e maior competitividade para o comércio exterior brasileiro.

Sobre a Multilog

A Multilog é líder na administração de recintos alfandegados no Brasil e atua como plataforma consolidadora de operações logísticas. Possui 34 unidades no país, sendo 12 alfandegadas, além de certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA).

Fundada em Santa Catarina, a empresa acumula mais de duas décadas de experiência e encerrou 2023 com faturamento de R$ 1 bilhão, ampliando sua presença nacional com investimentos em portos secos, centros logísticos e polos especializados.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!