Terça, 16 Abril 2024

O diretor-presidente da Federação Nacional dos Operadores Portuários (Fenop), Sérgio Aquino, participou do WebSummit Portogente 2017 e defendeu uma revisão no sistema de treinamento e capacitação no setor portuário. Ele informou que a entidade irá protocolar proposta nesta terça-feira (14), junto aos ministérios do Transporte e da Educação, defendendo a isonomia que já ocorre com os sistemas de aprendizagem da indústria (Senai), do comércio (Senac) e do transporte (Sest Senat). O objetivo é resolver o problema da falta de treinamentos e qualificações nos portos, hoje considerados insuficientes por todos os envolvidos com o universo portuário.

Merlin (à esquerda) entrevista presidente da Fenop, Sérgio Aquino

Hoje, segundo Aquino, o dinheiro pago pelas empresas portuárias, em torno de 2,5% sobre os salários, vai para o fundo SPortuário, que fica sob a tutela da Marinha do Brasil. "Temos em torno de R$ 1 bilhão parado nesse fundo", lamentou. Por isso, a Fenop defende, com urgência, a revisão do modelo e do sistema de financiamento de treinamento do setor portuário. É o único, no sistema S, que está sob a guarda do poder público.

Ao mesmo tempo, o dirigente salienta que o modelo portuário moderno exige cada vez mais qualificação e capacitação laboral de excelência. Conforme lembra Aquino, hoje os portos movimentam cargas especializadas – como contêineres, granel sólido e líquido, veículos e cargas especiais. Ele argumenta, ainda, que a capacitação que a Fenop pretende gerir abarcará todos os trabalhadores que desenvolvem suas atividades nos portos – sejam eles das administrações portuárias (docas), dos terminais privados, avulsos etc. 


>
> Confira aqui as demais entrevistas do WebSummit Portogente 2017

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto