Segunda, 24 Fevereiro 2025

O arranjo logístico ideal combina estruturas logísticas escalonada e direta. (Bowersox)

O lançamento do edital do túnel submerso ligando as margens do canal de acesso ao Porto de Santos, no próximo dia 27, com a parceria dos Governos Federal e do Estado de São Paulo, vai juntar as duas maiores forças políticas nacionais. Pelo histórico do Presidente Lula da Silva, esta obra tem a mesma ressonância da transposição do Rio São Francisco. Elimina a lenta travessia cheia de riscos por balsas, como tanto deseja o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Concretiza um sonho regional alimentado por quase um século.

Tunel submerso do Porto de Santos agora vai
Foto: Governo do Estado de SP.

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Em 1892, a comunidade de Santos, por miopia portuária, inviabilizava o desenvolvimento do Porto de Santos. Graças à iniciativa da família Guinle, comerciantes de tecidos no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, nesta cidade instalou-se a sede da Companhia Docas de Santos, que construiu o que veio a ser o principal Porto do Hemisfério Sul. Hoje, o Porto de Santos está ao nível de ser competitivo no comércio dos navios digitais?

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Há inúmeras razões operacionais sobre a necessidade de desenvolver o potencial logístico do complexo portuário de Santos.

Há muito a ser feito, começando por um Plano Logístico, na construção de caminhos para o desenvolvimento sustentável e competitividade nos comércios nacional e internacional. Nesse contexto, avulta o papel da Autoridade Portuária, com quadro de técnicos concursados competentes.

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É hora de transformar o Porto de Santos numa rede de compartilhamento global de múltiplos propósitos, de armazéns inteligentes, logísticas e navios digitais. Desenvolver estratégias comerciais com redes conectadas globalmente por tecnologia blockchain, como propõe o projeto do aglomerado da Alemoa. Para o qual há competência local de muita qualidade para projetar e implantar. Portanto, não há tempo a perder e a Prefeitura Municipal de Santos deve assumir o papel que lhe cabe na construção do porto do futuro, que já se faz presente.

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Com muita objetividade, Portogente vai focar o seu projeto Porto 2050, pensando amplamente o Porto de Santos, um projeto nas redes da Internet, a ser lançado em 8 de julho, celebrando os 22 anos deste portal, líder entre os concorrentes. Dialogar com portos mundiais e fomentar conversas com perguntas e respostas, trocando impressões sobre assuntos portuários, com destaque temas sobre tecnologia, inovação e segurança. A Internet transformou de modo decisivo as relações de poder tradicionais.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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