Do aglomerado regional às redes globais
Convém ao Brasil que o complexo portuário da Alemoa, no Porto de Santos, desenvolva estratégia para operar logística com inovação tecnológica, como prática moderna e eficaz, favorável a transformá-lo em “Cluster Logístico”, um aglomerado, reduzindo custos, abrindo campo à pesquisa, gerando trabalho e atraindo talento especializado. Do complexo local à rede global de negócios, através das conexões em redes digitais ao redor do mundo, como resultado de um projeto conjunto, com a Prefeitura de Santos, para solucionar o atual gargalo, incompatível com a fluidez competitiva que deve ter o porto moderno.
Foto-Credito: Freepik Pedro Truffi Viotti de Almeida
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Localizado Junto ao principal porto do Hemisfério Sul e de modo a otimizar a sua vantagem comparativa, é imperativo agilizar as operações e logísticas do Complexo de Alemoa com aplicação de tecnologias. Porém, não é suficiente produzir eficientemente e barato. O produto tem que ser despachado ao consumidor, mais rápido e seguro possível, com baixo custo. No âmbito da sustentabilidade, esse projeto deve estabelecer uma interface harmônica com a vida da cidade.
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Na ótica da logística do comércio marítimo e das estruturas urbanas de interesse público, a manutenção dos acessos é fundamental. nas áreas municipal e portuária. Entretanto, há problemas urgentes na Alemoa que tardam a serem resolvidos. O caso do trânsito congestionado de caminhões carregados necessita de um freio de arrumação para evitar greve de caminhoneiros, como já ocorreu, e fluir seguro. É importante que a meta a ser atingida seja definida, bem como estabelecido um cronograma de soluções.
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Os problemas da atividade portuária na Alemoa são conhecidos e convêm que sejam transformados em desafios, como estratégia moderna para agregar valor com a instalação de produção para redes globais do comércio. A maneira mais eficaz para gerenciar a mudança com sucesso é cria-la. Implantar infraestrutura necessária para dinamizar os fluxos desse novo projeto logístico, bem como ampliar o acesso marítimo, potencializar o comércio e fomentar o desenvolvimento regional.
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Impossível falar do desempenho do principal porto do Brasil sem levar em conta o potencial da retroárea portuária da Alemoa, mesmo com seus conhecidos problemas primários e gravíssimos. Trata-se, por exemplo, da manutenção de vias públicas, como dever da Prefeitura Municipal, construir acesso para receber navio transportando líquido e remediar o lixão. Uma pauta que inicia com densidade um processo de inovação tão esperado e viável.
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