Sábado, 12 Julho 2025

🤝 Brasil propõe aliança estratégica com Marrocos na indústria de defesa

Durante o LIDE Brazil-Morocco Forum, o secretário de Produtos de Defesa, Heraldo Rodrigues, apresentou oportunidades de cooperação industrial e destacou modelos de sucesso que o Brasil quer expandir com o Marrocos, incluindo parcerias tecnológicas, transferência de conhecimento e exportação de equipamentos militares.

LIDE Brazil-Morocco Forum

Foto: Abdelaziz Chaouta/LIDE

O tenente-brigadeiro do ar Heraldo Rodrigues, secretário de Produtos de Defesa do Ministério da Defesa, propôs uma aliança estratégica entre Brasil e Marrocos voltada ao fortalecimento da indústria de defesa dos dois países, durante sua participação no LIDE Brazil Morocco Forum, nesta quarta-feira (9). Ao se dirigir a empresários brasileiros e marroquinos, o secretário destacou que há uma forte convergência entre os objetivos industriais e estratégicos das duas nações.

“Ambos buscamos crescer de forma sustentável, com transferência de tecnologia, geração de empregos e autonomia industrial”, afirmou.

Rodrigues apresentou uma série de exemplos de casos bem-sucedidos de parcerias brasileiras no setor de defesa, como a produção conjunta do caça Gripen com a Suécia, o desenvolvimento do submarino Scorpène com a França e a fabricação das fragatas classe Tamandaré com tecnologia transferida da Alemanha. Também ressaltou a relevância da Embraer, que além de produzir o cargueiro KC-390 Millennium – considerado superior ao clássico C-130 Hercules –, já vende o modelo para diversos países.

“É um orgulho nacional, concebido e fabricado no Brasil com participação direta da Força Aérea”, disse.

Além da Embraer, o secretário destacou empresas como CBC e Taurus, que já são grandes fornecedoras para o Marrocos, além de Condor, Ares, Akaer, Iacit, Maxgr e outras, especializadas em munições, sistemas de drones, radares, veículos blindados e armamentos de menor letalidade.

“Nossa proposta é evoluir de relações comerciais para parcerias industriais duradouras com trocas tecnológicas reais”, declarou.

Rodrigues lembrou ainda que o acordo-quadro de defesa assinado entre Brasil e Marrocos, em vigor desde 2023, já permite cooperação técnica, treinamentos, desenvolvimento conjunto e aquisição de equipamentos. Ele se colocou à disposição para articular reuniões empresariais, visitas técnicas e novos acordos bilaterais, destacando o potencial de negócios com base na expertise brasileira e no desejo marroquino de expandir sua base industrial.

“Estamos prontos para trabalhar juntos e transformar essa relação em uma via de mão dupla, com ganhos concretos para as forças armadas e para as indústrias dos dois países”, finalizou.
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

topo oms2

Deixe sua opinião! Comente!