Domingo, 28 Abril 2024

Quase sempre sabemos onde, mas nunca sabemos quando as catástrofes vão acontecer. ( Arsênio O. Sevá Filho)

É preciso falar sobre Porto Verde ao abordar o novo terminal de uso privado da Alemoa. Pois são devidas atenção e ação efetivas, dos órgãos responsáveis pelo controle e licenciamento de atividades geradoras de poluição. Dar legitimidade a um projeto, que incorpora a impossibilidade de falhas, como as verificadas no maior incêndio da história do Porto de Santos, do tanque da Ultracargo. Ao mesmo tempo, que incorpore novas visões e práticas universais de sustentabilidade ESG (Ambiental, Social e Governança, na sigla em inglês).

Dad 21DEZ2023

Veja mais
* Incêndio da Ultracargo: uma tragédia anunciada

Por razões logísticas, esse projeto da Alemoa próximo à cidade, por ter melhor acesso às vias de transporte terrestre, atrai os operadores do terminal da Ilha Barnabé, na outra margem do estuário, onde são armazenados líquidos inflamáveis. Entretanto, não se percebe um Porto Seguro, por falta de um planejamento com análise de avaliação de consequências e vulnerabilidade, um debate amplo com a comunidade ameaçada.

Veja ainda
* Distrito Portuário Alemoa: o retrato da omissão e de uma tragédia anunciada

Ao tratar do Porto Verde, implica uma aliança sustentável Porto-Cidade conectada à economia global, como Portogente abordou em webinar temático, refletindo também uma cidade portuária verde. Outrossim, promover segurança jurídica para atrair investidores exigentes de práticas coerentes com mercados interligados por sistemas globais de comércio. Constituindo um ecossistema portuário com vida urbana figurando entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU.

Veja ainda
* Desafios do Porto Verde ("Green Port") - Webinar Portogente (youtube.com)

Não se pode transformar a cabeceira do estuário de Santos em uma bomba ameaçadora, ao se tolerar o navio tanque de gás, do grupo Cosan, que o professor pesquisador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista, Jeffer Castelo Branco, comparou ao poder de explosão equivalente a 55 bombas de Hiroshima. Práticas incompatíveis com a ciência para uma vida sustentável e uma perspectiva da trágica explosão que se assistiu, recentemente, no porto de Beirute, no Líbano.

Veja mais
* Megaexplosão de Beirute é um alerta aos portos do mundo

Na expressão de especialistas, o condomínio da Alemoa é um perigo para o porto e para a cidade: falta planejamento e falta controle. É preciso discutir a responsabilidade de ações e discutir com as universidades locais; promover comunicação sobre esse quadro incompatível com a atividade portuária moderna e garantir segurança. Uma realidade portuária muito além do que alcança o braço da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para assegurar o a boa relação do Porto e a Cidade de Santos.

Veja também
* Debater a Antaq e regionalizar os portos

Portogente vai ouvir as universidades locais sobre a movimentação de mercadorias perigosas no Porto de Santos a partir do caso do terminal de Alemoa, É fundamental refletir as rotas de fugas, para evitar o caos que a cidade enfrentou no incêndio do tanque da Ultracargo. Um debate com referência de soluções nos principais portos do mundo, que participarão e serão ouvidos. Assim, construir uma relação Porto Verde-Cidade de Santos com práticas globais.

Veja mais
* Regionalizar o Porto de Santos: muito além do túnel submerso e de canal de 17 metros de profundidade

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto