O transporte marítimo sempre foi a forma mais barata e conveniente de movimentar mercadorias e a razão dos portos.
O Comitê Interamericano de Portos (CIP), da Organização dos Estados Americanos (OAS, na sigla em inglês), em cooperação com a Delegação Latino-Americana da Associação Americana de Autoridades de Portos (AAPA), no último dia 16, em Washinton, nos EUA, agraciou a Autoridade Portuária de Santos na categoria Alianças Público-Privadas de 2023, com o prêmio Porto Indústria de Excelência. Foi exaltado o esforço para promover operações portuárias sustentáveis, em documento encaminhado ao engenheiro Roberto Pavec.
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O Porto de Santos foi o único porto brasileiro a receber a honraria. Nesta terceira edição, concorreram 22 portos de 11 países da América do Norte, América Latina e Caribe. E a perspectiva é de um complexo portuário alinhado aos melhores parâmetros do mundo. Uma reversão de expectativa da visão da Confederação das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) na década de 90, que previa os portos latino-americanos se transformarem um peso para seus países, se não mudassem.
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Na visão de um processo estratégico, implementado como resultado da interação do time profissional do complexo portuário, é muito otimista a perspectiva do Porto de Santos. Principalmente pela destacada qualidade do seu quadro de pessoal. Especialmente para corresponder com o desenvolvimento tecnológico recente, potencializando essa capacidade de realização e incrementar produtividade. Reduzindo tempos e custos, com perfeição.
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Nesse contexto, vai ser implantado o projeto de fabricação de pás eólicas, como startup e indústria verde. A começar pela excelência logística da localização. Tanto para receber matéria prima importada, quanto para a exportação do produto acabado, o Porto de Santos é o local ideal para produzir e o mercado potencial dessas pás de geradores. É uma reparação inadiável do desperdício, até recentemente, de oportunidade de excelente competitividade no campo da tecnologia e cultura avançada.
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Através do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), com fundações, o Porto de Santos poderá ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada, para potencializar a implantação do projeto, com investimentos robustos. Um porto Indústria Verde Tecnológico e Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Assim fomentar o principal papel do porto: gerar riqueza.
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