Sábado, 27 Abril 2024

O setor portuário brasileiro há muito vem passando por crises administrativas. No governo passado, o programa de desestatização foi a bandeira que o ex-ministro Tarcísio de Freitas empunhou e cujos resultados foram polêmicos; no caso do Porto de Santos, o principal do Brasil, um fracasso. Entretanto, por estratégia política, o ministro Márcio França, que vinha diligenciando ações que caminhavam para um final realizador, foi substituído, recentemente, por Sílvio Costa.

Porto Rio Grande Termasa 2

Leia ainda
Márcio França é meta do Sílvio Costa nos Portos: navegar é preciso

Preocupado com que decisões políticas inexperientes do atual ministro possam reeditar atrasos nos portos, tão essenciais à economia nacional, o setor portuário defende a permanência do secretário nacional de Portos Fabrizio Pierdomênico no ministério. Um profissional de longa e ampla experiência na área e cujo papel será conveniente ao setor empresarial bem como à categoria dos portuários.

Leia mais
Rumo ao Porto de Santos 2060

Se fizer uma busca nos registros administrativos dos portos brasileiros desde 2017, o nome de Fabrizio Pierdomênico sempre se destacou. Especialmente na criação da antiga Secretaria Especial de Portos (SEP), um projeto exitoso na ampliação do diálogo e solucionador de problemas do setor. Motivos que hoje mobilizam portuários em defesa da sua permanência.

Leia também
Agenda climática necessária nos portos do Brasil

O programa portuário nacional é um desafio nada trivial. Especialmente o Porto de Santos que enfrenta barreiras de difícil transposição, para promover produtividade e receber a nova geração de navios que já escala os portos mais avançados do mundo. São questões técnicas que exigem mediações políticas competentes e envolve soluções complexas, como possibilitar profundidade às embarcações e produtividade nas operações.

Acende a luz amarela na área portuária com a chegada do ministro Sílvio Costa Filho. Sem experiência no âmbito dos portos e respectivas logísticas, carece da forma de perceber e interagir nos processos de uma atividade complexa e essencial , principalmente para a produção agro-indústrial, geração de trabalho, e fomento da economia nacional. É hora de a atividade portuária - capital e trabalho - estar unida para enfrentar a ameaça que paira no setor.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto