Domingo, 28 Abril 2024

O tempo é a medida dos negócios (Francis Bacon-1625)

O porto de águas profundas, como extensão do Porto de Santos, é imperativo e uma decisão inadiável, na superação dos limites atuais, sem condições de receber os maiores navios, como fator de competitividade. Isto o excluí dos mais atrativos fluxos do comércio global. Só duas condições impediriam tal decisão: geografia e engenharia. Ambas são excelentes no caso dessa expansão, constituindo o complexo portuário da Baixada Santista. Um projeto estimado em R$ 12 bilhões, a ser implantado em etapas e com investimentos privados, já manifestado.

Dad 29JUN2023Porto de águas profundas São Vicente-Praia Grande.

Veja mais
* Pontes de rodovias estaduais de São Paulo impedem a passagem das hidrovias do Porto de Santos

Como um espaço aberto ao debate amplo dessa proposta no Portogente, Porto Oceânico transpõe fronteiras e conecta o mundo, no curso do governo Lula. Esse projeto é sonhado há décadas pelo ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), bem como vai ser o porto do Complexo Andaraguá, em Praia Grande. Vamos dizer assim, um projeto com potenciais logístico, político e comercial com foco no desenvolvimento e inovação regionais.

Veja mais
* Porto oceânico hub

Por ser um projeto modulado, flexível e de concepção avançada, seu crescimento vai acontecer acelerado pela demanda. Situado entre os municípios de São Vicente e Praia Grande, no Estado de São Paulo, poderá atender aos navios cargueiros e de passageiros, bem como possibilitar a instalação de um estaleiro com dique para fabricação de navios e adequado à plataforma flutuante para reparos navais. Todo seu funcionamento com energia verde e disponibilizando área adequada para 2.000 amplas vagas de estacionamento.

Dad 29JUN2023 2Imagem ilustrativa de dois terminais da primeira fase do Complexo Portuário.

Veja mais
* Ministro Márcio França dá boas-vindas ao museu do porto na antiga estação ferroviária do Valongo

Esta solução era proposta em 1996, quando o ministro Márcio França era prefeito de São Vicente e o deputado Alberto Mourão era prefeito de Praia Grande. Portanto, uma ideia com maturidade suficiente para sua implementação. Como processo de inovação, vai fomentar um arranjo logístico avançado na região, com parâmetros sustentáveis, sociais e governamentais. A partir de um aglomerado (cluster) regional, integrar redes globais, em um arranjo que inclui um aeroporto já projetado, vai reduzir tempos e custos.

Veja ainda
* Um projeto porto-cidade sem gestão ao nível do Porto de Santos

Refletir esse contexto, como um projeto logístico avançado e aplicação de tecnologia de última geração, implica viabilizar também o antigo sonho da região desenvolver o seu relevante potencial hidroviário, como há séculos é utilizado no hemisfério norte e, para cuja implantação há muita competência técnica nacional. É hora de escrever um novo marco histórico da atividade portuária regional da Baixada Santista. E a atual diretoria da Autoridade Portuária de Santos é apta a fazê-lo

Veja também
* Hidrovias do Porto de Santos sem planejamento, liderança forte e conhecimento técnico

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto