Segunda, 29 Abril 2024

A redefinição do tempo e o espaço da Baixada Santista está atrelada ao futuro do Porto de Santos.

Foi no começo do século XVI que, com a exportação pioneira de açúcar pelo seu porto, teve início o desenvolvimento urbano e econômico da cidade de Santos. Uma história contada por tantos e qualificados registros, sobre o processo do atual principal fluxo do comércio marítimo internacional, do hemisfério sul. Hoje, esse complexo portuário tem limites e ameaças intoleráveis, no conceito de produtividade e urbanismo, e que precisam ser superados. São necessárias soluções técnicas, com planejamento, obras de porte e ações inadiáveis.

Porto Santos regionalização 1Porto de Santos (SP). Crédito: Arquivo Portogente.

Veja mais
* Sindicatos como agentes da geração de trabalho no Porto de Santos

As mudanças anunciadas e que afetam a relação porto/cidade, impõem um debate necessário à sua legitimação; inclusive envolvendo as universidades locais, com cursos de geografia e de arquitetura e urbanismo. Assim, acelerar o destaque internacional do Porto de Santos que os Guinle construíram e assegurar qualidade de vida na cidade portuária das pessoas. Nesse contexto, destacam-se: as obras anunciadas do Parque do Valongo e a estação do Veículo Leve sobre Trilho, bem como o arranjo adequado das logísticas rodoviária e ferroviária do porto.

Veja também
* Parque Valongo inicia Porto de Santos do futuro

Por falta de competência e propósito adequados das últimas diretorias do Porto de Santos, o seu potencial operacional tem sido abordado de forma primária. Daí, as iniciativas para a sua exploração e a sua relação com o urbano devem observar fatores espaciais, operacionais e econômicos relevantes, há muito praticados nos principais portos do mundo. Na conjuntura atual, a prefeitura e o porto de Santos têm competência para dar tratamento técnico-científico-informacional a essa questão. Levando em conta o papel da sociedade para influenciar o vetor político.

Veja mais
* Relações Porto-Cidade e ESG sobrepostas na gestão do Porto de Santos

É fato que o porto e a cidade de Santos há muito vivem uma relação de conflito. A economia internacional intensifica o comércio marítimo e o Porto de Santos não tem sustentabilidade suficiente para corresponder às atuais demandas da movimentação de carga num crescendo e evitar conflito entre o porto e a cidade. Entretanto, a tarefa de construir soluções inteligentes e sustentáveis, para o porto tecnológico e social, é um processo para o qual há hoje, e o porto dispõe, competências técnica e política.

Veja também
* Navio-bomba: potencial equivalente a 55 bombas de Hiroshima no Porto de Santos

O Porto e a Cidade são indissociáveis. No caso de Santos, há uma organização coerente, principalmente pela integração com o porto, como fator econômico e de trabalho, com destaque o seu possante parque universitário. Dessa forma, é possível fomentar um debate em rede, expondo comentários de tomada de decisões e estimular opiniões. Assim, melhor entender o que se propõe e as ações, na busca do importante e fundamental.

Veja ainda
* Um porto para receber os maiores navios do mundo

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto