Sábado, 29 Junho 2024

No mundo em rede, a competitividade da economia das nações está atrelada em grande parte à eficiência dos seus portos.

Dad 01MAR223Passados sessenta dias da posse do presidente Lula, as indicações das diretorias dos portos públicos permanecem sem decisão. Assim, a autoridade portuária do Porto de Santos continua com diretorias desmanteladas e dirigidas por interinos. Dentro do prazo dos primeiros cem dias, evocados por ocasião da posse e das cobranças e tantas expectativas. É o tempo em que o novo governo está se estruturando para mostrar resultados. Quando negocia a governabilidade política, pela construção de maioria nas votações no Congresso. Dinâmica da Democracia.

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Nessa fase, é importante o papel da comunidade do Porto para influenciar esse processo com visão operacional e produtiva, diante da pressão política do curto prazo, centralizada em Brasília, sem superar eficientemente os reais desafios e necessidades. Itajaí foi exemplo de mobilização, no enfrentamento exitoso da pressão no governo anterior, para uma privatização açodada e desalinhada dos interesses regionais. Uma política sem clareza da razão e do propósito, na ótica da privatização, quanto da estatização.

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Há muito, e em especial nas duas últimas diretorias do Porto de Santos, vem sendo demonstrada a falência do atual modelo de gestão dos portos públicos centralizada em Brasília. É imperativo mudar. À comunidade portuária cabe resgatar o seu papel deliberativo da Lei 8.630 e aprimorar a sua função de peso e contrapeso com a agência reguladora, de sorte a pautar o seu papel com autonomia, independência e competitividade. Bem como seja evitada a captura da agência pelas empresas reguladas. Uma estruturação estratégica com meta na excelência do negócio portuário.

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Essa conjuntura dobra a responsabilidade da comunidade do Porto de Santos, na busca de melhores e oportunos resultados. Fortalecer, também, as ações do ministério de Portos e Aeroportos e respectiva secretaria de Portos, cujos titulares são da região, com visões que ensejam concretizar, com eficácia, todo o potencial do complexo portuário da Baixada Santista. Desse modo, preservar a sua história vencedora na era da tecnologia blockchain, ágil e inovadora. Operacionalmente, ampliar a sua participação nas cadeias logísticas globais em progresso.

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Esse debate deve ocorrer regionalmente e Portogente há muito vem fomentando ideias e soluções, para mais competitividade logística. É o melhor modo de gerar trabalho e riqueza na atividade portuária, como bem demonstra a trajetória centenária e exitosa do Porto de Santos. Para isso, reconquistar o Conselho de Autoridade Portuária - CAP deliberativo e forte, com menos Antaq.

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