Porto e cidade formaram um sistema baseado na imbricação e complementariedade de suas diferentes funções para construir lugares de intercâmbio, de valorização e de produção abertas ao comércio (Association Internacionale Villes et Ports – AIVP)
A relação dos portos com as suas cidades, no Brasil, ainda carece de participação cidadã no centro das ações, como recomenda a renomada Association Internacionale Villes et Ports (AIVP), sediada em Havre, na França. Entretanto, há muitas e valorosas produções e participações nacionais que possibilitam traçar um horizonte mundialmente atuante. Por sua extensão de costa, o debate da relação dos Portos e Cidades brasileiros tem uma importância relevante na construção de proposições que se constitua0m política do enunciado científico. Portanto, é preciso criar a oportunidade da exposição das ideias.
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* Decidir o futuro do Porto de Santos sem errar
Dar ordem a essa abordagem é fundamental para que as informações situem-se num horizonte, como uma caixa de ferramenta para atender às necessidades, num processo progressivo para ser mais robusto e útil possível, atrelado aos fatores ambiental, social, histórico e cultural. Ou seja, refletindo o novo momento tecnológico e as práticas ESG (Ambiental, Social e Governança) para o crescimento sustentável do comércio marítimo. Portogente vai promover essa ágora, a partir de abril próximo, um espaço para esse debate permanente.
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* Por uma real relação porto-cidade, defende Sérgio Aquino
Casos como o incêndio do tanque da Ultracargo e o fundeio do navio-tanque de gás do grupo Cosan com potencial explosivo de bombas atômicas, no Porto de Santos, analisados com observações profundas e decisões rigorosas, exemplificam debates inadiáveis, para clarear o entendimento das realidades absurdas. Objetivamente, é possível construir uma cidade portuária que atenda aos padrões que valorizem o urbano para as pessoas. Sem descuidar do progresso do porto, que gera negócios e oportunidades.
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* Práticas ESG para valorizar a comunidade do Porto de Santos
A mudança de paradigma tecnológico que se avizinha vai fortalecer a aproximação da cidade e o porto, com as melhores práticas dos pilares ambiental e social. Ao mesmo tempo, as cidades portuárias consolidarão os seus papeis especializados para o comércio marítimo, nas óticas nacional e internacional. Assim como o porto evolui para atuar nos novos tempos, também a cidade tem muito a se adaptar, de forma positiva. Essa parceria se aprimora por realizações de projetos robustos.
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* Cidade Tecnológica da inteligência digital do Porto de Santos
Cidade e porto organizados harmonicamente pressupõem um ordenamento coletivo se sobrepondo ao interesse individual. Prioritariamente a cidade, como território onde vivem pessoas, com segurança e de modo saudável. O porto no seu papel histórico de porta do desenvolvimento do País, deve ter planejamento eficaz. É hora de falar do futuro no horizonte da inteligência artificial (IA). Com conhecimento fundamentado no conceito da relação Porto-Cidade.
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