Sexta, 29 Março 2024

Portogente é um fórum público dos programas portuários dos candidatos a presidente da República em 2022.

No último dia 14, uma comitiva de diretores das federações de trabalhadores dos portos foi recebida pelo ex-presidente Lula, para entregar uma carta contra a desestatização das Autoridades Portuárias do Brasil. Está formalizado um debate de campanha. Portogente encaminhou perguntas sobre os portos aos presidenciáveis e, até o momento, recebeu a resposta do candidato do PSDB, de um projeto para análise de propostas comparadas.

Dad 28ABR2022Foto: Berenice Kaufmann.

Leia também
* Resposta de SPA sobre dragagem do Porto de Santos gera dúvida

No cenário atual, o candidato Lula está liderando as pesquisas. Portanto, não se pode desconsiderar a possibilidade da sua eleição. Como era esperado, o programa do ministério da Infraestrutura – Minfra para a desestatização dos portos, não surtiu o resultado anunciado. Até agora, um saldo negativo, pelos prazos e a modelagem. A venda de ativos com visão financeira não expressa consistência para assegurar produtividade, nem tampouco responde à segurança dos contratos vigentes no Porto de Santos.

Artigo Frederico Bussinger
* Tudo junto e misturado nos portos brasileiros

Nos últimos três anos, Portogente promoveu inúmeros debates, apresentou opiniões robustas e propõe modelo inovador de desestatização para o principal porto do Brasil. O que se assiste no processo dos portos do Espírito Santo não sinaliza bons ventos para o processo da privatização da Santos Port Authority. Por prudência e competência, está na hora da comunidade do Porto de Santos ter uma proposta com diretrizes consolidadas, para chamar de sua.

Leia também
* Futuro do Porto de Santos depende do olhar da comunidade

Tudo isso ocorre num clima de tensão política, num crescendo. Além disso, as últimas eleições brasileiras têm mostrado um enfraquecimento acentuado do governo reeleito. No cenário mundial, onde já se evoca a hipótese de guerras terríveis, ocorrem muitas ameaças ao comércio internacional. É tempo de construir ideias úteis à exportação do produto brasileiro de forma competitiva pelos portos. Todavia, não é o que se assiste e Portogente tem mostrado.

Leia também
* Caso Portus de Santos chega ao Congresso

A proposta das federações dos portuários também fará parte do debate dos portos com os candidatos, no Portogente. Diferente da última eleição, não passarão despercebidas propostas ardilosas, como a que o candidato Jair Bolsonaro prometeu festivamente alçar os portos brasileiros ao patamar dos melhores do Japão, até 2022. Por óbvio, nada disso aconteceu.

Leia também
* Debate dos portos e logísticas do Brasil com os presidenciáveis

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto