Portogente é um fórum público dos programas portuários dos candidatos a presidente da República em 2022.
No último dia 14, uma comitiva de diretores das federações de trabalhadores dos portos foi recebida pelo ex-presidente Lula, para entregar uma carta contra a desestatização das Autoridades Portuárias do Brasil. Está formalizado um debate de campanha. Portogente encaminhou perguntas sobre os portos aos presidenciáveis e, até o momento, recebeu a resposta do candidato do PSDB, de um projeto para análise de propostas comparadas.
Foto: Berenice Kaufmann.
Leia também
* Resposta de SPA sobre dragagem do Porto de Santos gera dúvida
No cenário atual, o candidato Lula está liderando as pesquisas. Portanto, não se pode desconsiderar a possibilidade da sua eleição. Como era esperado, o programa do ministério da Infraestrutura – Minfra para a desestatização dos portos, não surtiu o resultado anunciado. Até agora, um saldo negativo, pelos prazos e a modelagem. A venda de ativos com visão financeira não expressa consistência para assegurar produtividade, nem tampouco responde à segurança dos contratos vigentes no Porto de Santos.
Artigo Frederico Bussinger
* Tudo junto e misturado nos portos brasileiros
Nos últimos três anos, Portogente promoveu inúmeros debates, apresentou opiniões robustas e propõe modelo inovador de desestatização para o principal porto do Brasil. O que se assiste no processo dos portos do Espírito Santo não sinaliza bons ventos para o processo da privatização da Santos Port Authority. Por prudência e competência, está na hora da comunidade do Porto de Santos ter uma proposta com diretrizes consolidadas, para chamar de sua.
Leia também
* Futuro do Porto de Santos depende do olhar da comunidade
Tudo isso ocorre num clima de tensão política, num crescendo. Além disso, as últimas eleições brasileiras têm mostrado um enfraquecimento acentuado do governo reeleito. No cenário mundial, onde já se evoca a hipótese de guerras terríveis, ocorrem muitas ameaças ao comércio internacional. É tempo de construir ideias úteis à exportação do produto brasileiro de forma competitiva pelos portos. Todavia, não é o que se assiste e Portogente tem mostrado.
Leia também
* Caso Portus de Santos chega ao Congresso
A proposta das federações dos portuários também fará parte do debate dos portos com os candidatos, no Portogente. Diferente da última eleição, não passarão despercebidas propostas ardilosas, como a que o candidato Jair Bolsonaro prometeu festivamente alçar os portos brasileiros ao patamar dos melhores do Japão, até 2022. Por óbvio, nada disso aconteceu.
Leia também
* Debate dos portos e logísticas do Brasil com os presidenciáveis