Quinta, 18 Abril 2024

Permite que uma empresa possa “experimentar” este mercado usando navios afretados antes de investir em frota nacional, porém apenas durante um período.

Hoje às 15 horas, o Webinar do Portogente, “As novas oportunidades da Br do Mar”, faz uma análise do cenário da cabotagem brasileira, a partir da aprovação do projeto de lei que institui o Programa de Estímulo ao Transporte de Cabotagem, debatido desde agosto/2020 e abrangendo a navegação na costa brasileira, com mais de 8,5 mil km e o rio Amazonas, com muitos portos na sua extensão.

Dad 16FEV2022 JPEGLink do webinar: https://youtu.be/8RGX7BbhOX4

Leia também
Indústrias e Condomínios Logísticos um casamento para sempre

Um debate que se traduz por uma oportuna análise e projeção das transformações que ocorrerão como reflexo das novas condições de operação e aumento da produtividade da navegação costeira. Ao aumentar a oferta e qualidade da cabotagem, incentiva a concorrência, cria rotas e reduz custos. Oferece incentivo financeiro à docagem de suas embarcações em estaleiros brasileiros. Favorece ao transporte rodoviário e incrementa a intermodalidade.

Leia também
BR do Mar: o que a cabotagem realmente precisa

Essa reforma chega atrasada, para o tamanho da costa brasileira e para o tempo que bate à porta, da tecnologia que agiliza e moderniza os processos portuários. As mudanças criticadas são consequências de fatos precedentes e da natureza das instituições que não conquistaram o apoio da sociedade. Nisto está em jogo o domínio do comércio marítimo. Como um contexto reformador, a Br do Mar causa uma ruptura favorável ao progresso, com a expansão do comércio.

Leia também
Mar da cabotagem debate BR do Mar

Ao incrementar a movimentação de cargas, em especial a do contêiner, pela cabotagem, a Br do Mar desencadeia um processo de adequação de vários atores da logística intermodal costeira, para responder aos novos parâmetros dos arranjos e tecnologia, entre o rodoviário e o marítimo. Do navio ao caminhão, passando pelo sistema financeiro e o aparelho de movimentação de carga, para estabelecer padrões de escala no transporte,

Leia também
Cabotagem: o que pode mudar

O debate desse novo cenário da cabotagem, do recolhimento à entrega da carga, a partir da Lei nº 14.301/2022, que, entre outros pontos, flexibiliza o afretamento de embarcações estrangeiras para serem usadas no transporte de cargas na cabotagem brasileira,. destaca e propicia a percepção das novas demandas como oportunidades. Perspectiva que já explica a Br do Mar.

Leia também
Deputada tem a palavra do ministro de construir o túnel submerso no Porto de Santos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto