Na visão da Diplomacia, cada parceiro tem, na realidade, um conceito de relações internacionais inspirado em sua própria história.. (Henry Kissinger)
Desde esta quarta-feira (20/1), há um novo relacionamento político internacional. Joe Biden muda diametralmente a visão do mundo para os Estados Unidos da América. Sobre o Brasil, no aspecto das relações bilaterais, haverá muita diferença e aresta a aparar. Por isso, será muito positiva a representação do Brasil, pelo vice-presidente Hamilton Mourão, no próxima Fórum Econômico Mundial, que propõe o grande reinício, com desenvolvimento sustentável.
Editorial
* SOS Amazônia
Biden tem a preservação ambiental como uma das prioridades das suas políticas. Sem sombra de dúvida, a Amazônia tratada com competência será uma oportunidade histórica na nossa economia e uma excelente mediação nas relações Brasil-EUA. Mourão tem bagagem adequada para este Novo Momento, tão necessário para tratar o sufoco que assola a vida econômica e social dos brasileiros, bem como fortalecer a democracia.
Leia também
* Webinar As Oportunidades do Arco Norte
A Amazônia faz parte do uniforme do Exército Brasileiro, relação essa reconhecida internacionalmente. Mourão, como tem bem mostrado, pertence à elite do generalato que domina essa questão. A partir da sua posse na presidência do Conselho Nacional da Amazônia Legal, os ruidosos conflitos amazônicos arrefeceram. Decerto, Mourão será a nova ponte para um relacionamento de muito bons resultados com o Tio Sam.
Editorial
* Impulso sustentável à região amazônica
O Arco Norte, a região acima do paralelo 16°S, que na sua quase totalidade abrange a região amazônica, terá um desenvolvimento econômico pujante e inovador, com a sustentabilidade como marca. Ao mesmo tempo, irá impactar portos e logísticas que integram regiões e fomentam a produção das diversas partes do País. Ganha o Brasil e o Mundo. Trata-se, todavia, de um desafio implacável com as atitudes irresponsáveis e os erros grosseiros.
Especial | Vera Gasparetto
* Como sofreremos com a perda da Amazônia
O próximo trem da história está passando no Brasil. Sem subserviência e com competência, o vice-presidente Hamilton Mourão saberá sobejamente bem cumprir essa missão. Sucesso!