Quinta, 25 Abril 2024

“A logística no Brasil está mudando, e as parcerias público-privadas trazem competitividade maior.” (Thiago Guilherme Péra - pesquisador da Esalq-Log).

As ondas migratórias do século XIX e início do século XX, do ciclo da borracha, em direção à Amazônia, estão renascendo em um cenário de dimensão ampliada, mais pujante de recursos e possibilidades. No Arco Norte, hinterlândia dos portos da região acima do paralelo 16ºS, o Brasil se estende para o Novo Tempo das redes mundiais da produção, da logística e da comunicação.

Webinar 10NOV2020

Assista 
Webinar - As Oportunidades do Arco Norte

O Webinar Semanal Portogente (WSP) “As oportunidades do Arco Norte”, nesta terça-feira (10/11), às 18h, inicia uma série de debates temáticos em sala monitorada aberta, para ampliar o entendimento de uma nova economia de produções competitivas e fatores de produção condicionados aos rigorosos parâmetros da sustentabilidade. Localizada na maior bacia hidrográfica do mundo e portos de profundidades naturais mais competitivas do País.

Artigo | Frederico Bussinger 
Arco Norte: Como transformá-lo em realidade? (*)

O ministério da Infraestrutura, sob o comando do ministro Tarcísio Gomes de Freitas, que foi no passado recente coordenador-técnico do estudo sobre o Arco Norte, está cumprindo prazos e entregando obras que pareciam nunca terminar. Rodovias, ferrovias, hidrovias e portos, numa rede de transportes estratégica e eficiência logística, que conecta essa economia de extensa área ao mercado mundial.

Leia também 
Arco Norte é solução para o sistema logístico brasileiro, afirmam especialistas

É a logística mais produtiva da pujante produção do Centro-Oeste e Norte do Brasil. Na qual se destacam a soja, milho, o bovino e os minérios, mais competitivos a partir dos seus escoamentos pelos portos do Arco Norte. Da mesma forma foram favorecidos o extrativismo de tantos minerais e as indústrias de produção regionalizada. No processo de gerar oportunidades, avulta o papel das universidades e centros de pesquisas da região atuando como motor de transformação, especialmente de produtos amazônicos.

Da Redação 
Arco Norte e o novo comércio mundial

Do ponto de vista continental, as fronteiras do Arco Norte aproximam mercados sul-americanos, na criação de oportunidades. Ao debater seu horizonte e especificidade ambiental, o webinar clareia o entendimento de tendências econômicas e os objetivos dos títulos verdes (green bonds).

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto