Diligência prévia é um processo de investigação de uma oportunidade de negócio que o investidor deverá aceitar para poder avaliar os riscos da transação (Wikipédia)
Ainda não se pode perceber qual a real intenção do Ministério da Infraestrutura (MInfra), com o leilão vencido pela DTA Engenharia, para a desestatização dos portos de Santos e de São Sebastião. Sem ter ainda concluído a modelagem, agora anuncia a criação de uma sociedade de propósito específico (SPE), a Ferrovia Interna do Porto de Santos (Fips), para substituir a Portofer, operadora dos trens no porto.
Da Redação | Assessoria de Comunicação
* O Porto de Santos pode funcionar melhor
Esse puxadinho aplicado em um contrato em curso, sem ser modelado com ferramentas de validação e devidamente auditado, põe em risco uma oportunidade de negócio. O exíguo espaço de dois anos, para implantar a desestatização até dezembro/22, pode ser fatalmente prejudicado por uma eventual judicialização. Fenômeno de alto potencial, quando a partir de janeiro/ 21 estará oficiosa e fortemente lançada a campanha eleitoral.
Cais das Letras | Márcia Costa
* Projeto do túnel no Porto de Santos ganha força
Não é a falta de competência que irá ameaçar a desestatização exitosa do Porto de Santos. Inquietam, entretanto, as defesas infundadas. Como afirmar que o novo concessionário da FIPS deverá garantir o aumento de movimento nos níveis do plano de desenvolvimento e zoneamento (PDZ), sem dizer como e com contrato sem multa. E sem alinhar interesses do investimento e a movimentação futura do porto.
Editor Portogente
* Falta governança às ferrovias do Porto de Santos
A poligonal do Porto de Santos para ter ganhos de eficiência e competitividade ferroviária precisa garantir o controle desse tráfego desde o pé da serra. Através de um Centro de Controle de Pátios - CCP, tecnologicamente avançado, abrangendo e ligando as duas margens do porto. Que deve ser previsto no cronograma de modelagem da desestatização do porto, que o prato feito e mal acabada FIPS estranhamente desconsidera.
Artigo | Frederico Bussinger
* Depois de tanto esforço, ferrovias podem morrer na praia... de Santos
Objetivando homogeneizar o entendimento da relação ferrovia e a desestatização do Porto de Santos, questão com tantas descontinuidades e que envolve uma pluralidade de sujeitos pensantes, Portogente vai realizar o webinar Rede Ferroviária do Porto de Santos, no próximo dia 19. Aqui, este debate já começou.