A produtividade logística é incompatível com os conflitos no porto
Impossível qualquer tentativa de buscar produtividade eficaz nos portos brasileiros, enquanto neles perdurar um sistema de interesses conflitantes, como é a relação dos Terminais Privativos (TUPs) e os Públicos. É o que mostra a análise da sentença em 2º grau do Tribunal Regional do Trabalho que julgou anteontem, 5, a questão em benefício do Sindicato dos Estivadores de Santos, S. Vicente, Guarujá e Cubatão (reclamante) e da qual faz parte a operadora portuária Santos Brasil (reclamada).
Crédito: Portogente.
Confira
* Decisão judicial Estiva x Santos Brasil
Sem entrar no mérito do processo judicial, o que se assiste, inequivocamente, no Porto de Santos, o principal porto do Hemisfério Sul, e nos demais portos, é um privilégio de alguns terminais deixados fora da poligonal. Uma condição de competitividade favorecida, por não exigir a contratação de trabalhadores avulsos pelo Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO. Sem exceção, a poligonal tem que abranger os cais que utilizam o canal do porto.
Leia também
* Portos para resgatar a economia do Brasil
Está posta a concorrência imperfeita, que contraria o princípio basilar da produtividade portuária e gera ineficiência sistêmica. Uma situação casuística que invalida qualquer tentativa de posicionar os portos brasileiros entre os melhores do mundo. Trata-se de uma resultante do conceito mais primitivo de lobby. Sem reverter essa anomalia, será em vão qualquer proposta de reforma efetiva dos portos, através de uma estratégia competitiva.
Artigo | Marcella Lazzarini
* Gestão Portuária Landlord Privada
Assim como a guilhotina não é remédio eficaz para a dor de cabeça, também a desorganização do trabalho portuário não é a solução para as crises entre terminais portuários. Esta questão deve ser tratada à luz do processo de inovação tecnológica e da mão de obra especializada. O principal atributo do porto é ser gerador de trabalho, para o desenvolvimento. A intencionalidade estranha é a situação atual dos TUPs.
Notícias Corporativas
* O Porto de Santos pode funcionar melhor
Os webinars do Portogente estão colocando luz e ar nas questões fulcrais na relação da logística e o processo de gerar valor para o cliente. Decerto, clarear o entendimento, promove ações. Independentemente do resultado da eleição presidencial, o que se assiste nos EUA é um novo tempo. A nova era digital.
.