As cidades são sensíveis, têm uma dinâmica própria e relações complexas com seus portos
Ao reunir experiências internacionais, o Webinar Semanal Portogente (WSP), com o tema Relação Porto-Cidade, promoveu debate denso de um tema mundial e urgente. Participaram representantes de cidades da América do Sul: Brasil, Chile e Argentina; dos Estados Unidos da América: porto de Houston e da Europa: Porto de Santander, Espanha. Um conteúdo indispensável aos estudiosos do assunto. Os programas e projetos apresentados e debatidos explicam o anacronismo brasileiro.
Assista
* Webinar Portogente - Relação Porto-Cidade
Esse diálogo Porto-Cidade tem mais do que logística: tem capital social, capital cultural e outros capitais que estão simultaneamente presentes, relacionando-se com fluidez e cambiantes. Como acontece com a movimentação de cargas, as transformações são cada vez mais agilizadas pela tecnologia. Porém, nos portos brasileiros, de diretores com cultura e origem alienígenas, não existe o compromisso com o tema, que deve ser fundamentado na adesão e participação.
Leia ainda
* Porto & Cidade - Mesas de diálogo como instrumento de gestão pública dos portos
* Os oito dias que abalaram o Porto e a cidade de Santos
De modo geral, os acertos são casuais, como será a valorização urbana pelo leilão ocorrido nesta sexta feira, 18, de duas áreas no Porto de Santos. Onde até há pouco tempo funcionava um dos maiores terminais de contêineres do porto e serão instalados dois terminais de celulose. As filas de carretas que impactavam sobremaneira o entorno, uma densa área urbana, serão eliminadas pela movimentação das bobinas de celulose por ferrovias. Recentemente, apesar dos conflitos com a cidade, o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento do Porto – PDZ, foi implantado sem debate com a comunidade local.
WebSummit
* Porto & Cidade - Em direção a elos sustentáveis
Diferente dos portos brasileiros, e como destacou o representante do porto de Houston, a cultura portuária e a relação com a cidade são prioritárias em qualquer projeto do porto. No caso de ocorrer deficiência de lei, a comunidade mobiliza-se para decidir. Santos tem uma área de 39,4 km² e 12 universidades, das quais as públicas USP, Unifesp, Fapesp e Fatec. Tivesse o Porto de Santos consciência e compromisso com uma cidade saudável, de bem estar e qualidade de vida, o condomínio de terminais químicos, na sua área da Alemoa, não seria mais uma Beirute em potencial.
Editor | Portogente
* Incêndio da Ultracargo: crime ou acaso?
Decerto, essa astenia que paira sobre as comunidades portuárias necessita ser convertida em adesão e participação. O remédio é conectar o grande mundo das instituições e o pequeno mundo das relações pessoais. Portogente vai oferecer exemplos concretos do presente das cidades portuárias, em torno dos quais organizará um debate público sobre qual o futuro que queremos construir.