O transporte intermodal combina dois ou mais modais para obter vantagens da economia inerente de cada, para fornecer um serviço integrado de custo total mais baixo
O debate da Cabotagem no Brasil mostra um cenário complexo e urgente de ser modificado. Essa reforma é objeto do Projeto de Lei nº 4199/2020, da Presidência da República, chamado de BR do Mar, e do PL nº 3129/2020 da Senadora Kátia Abreu. Além da questão da regulação, do afretamento de embarcações, dos seguros, adicional de fretes e outras questões referente à navegação, também o usuário dessa modalidade de transporte demanda facilitadores para a competitividade do seu negócio.
Assista
* Webinar Portogente - Mar da Cabotagem
Este debate, no Webinar Semanal do Portogente (WSP,) desta terça-feira, 25/8, dentro do tema Mar de Cabotagem, traz questões inexplicáveis, no Brasil que se destaca mundialmente, por exemplo, fabricando aeronaves de alta tecnologia. Contudo, a produtividade no seu comércio intermodal, do norte ao sul, é prejudicada pela multiplicidade de documentos e conflitos entre os diversos papéis, inerentes aos modais porta à porta pela cabotagem.
Editorial | Portogente
* Mar da cabotagem debate BR do Mar
No caso da documentação, há que se buscar a condição de um contêiner que hoje sai do Japão e chega à Europa, cruzando os Estados Unidos, com único documento para as inúmeras etapas dessa viagem. A levar em conta a experiência internacional na intermodalidade é possível estabelecer eficiência estrutural, de modo a solucionar a necessária escala de carga e frequência dos navios, de forma harmônica com os modais terrestres e hidroviários.
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* Cabotagem: mudanças são aguardadas
É oportuno aproveitar o estudo bem elaborado e adormecido, prejudicado por barreiras, do Projeto de Incentivo à Cabotagem (PIC) elaborado por engenheiros do Ministério da Infraestrutura. Trata-se de uma plataforma de negócios com visão avançada e que aperfeiçoa os detalhes que hoje inviabilizam um transporte ágil pela longa costa brasileira. Definitivamente, é preciso entender que o modal aquaviário é o sistema adequado a grandes volumes deslocados por grandes distância, como a costa do Brasil.
Adriano Judes | Artigo
* Logística de grãos rumo aos portos do Arco Norte
Nesse sentido, Portogente vai se posicionar em defesa de soluções modernas e que possibilitem resultados avançados, geradores de progresso, trabalho e melhores condições sociais. Por isso, não poupará energia para colaborar com uma cabotagem nacional produtiva.