Foi aprovado, nesta terça-feira (12/11), no Senado, o acordo entre Brasil e Estados Unidos sobre lançamentos de foguetes espaciais a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Assinado em março, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) permite aos Estados Unidos lançar satélites dessa base, cuja localização próxima à linha do equador possibilita uma economia em torno de 30% de combustível (US $ 260 bilhões/ano). Ao mesmo tempo, o documento garante a proteção de componentes tecnológicos cujas patentes pertencem aos Estados Unidos.
Blog | Bruno Merlin
* Projeto de construção de terminal em Alcântara é apresentado a ministro da Infraestrutura
Espera-se que os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; e da Defesa, Fernando Azevedo, que defenderam esse acordo, estejam certos de que ele traga avanço para o nosso programa espacial e preserve a soberania do Brasil. Para promover os benefícios do espaço para os cidadãos e liberar o seu potencial como um vetor de crescimento, competitividade e criação de emprego, é necessário incentivar a integração do espaço na sociedade e na economia.
Dia a Dia | 16 de agosto de 2018
* A plataforma para foguetes em Alcântara é nossa
O espaço é importante para o desenvolvimento do Brasil e da América do Sul. Seu domínio é um ativo estratégico e uma enorme oportunidade para desenvolver tecnologia para enfrentar os desafios da sociedade e grandes preocupações globais, como mudanças do clima, segurança energética, mobilidade e tantos outros. As sociedades dependem, cada vez mais, de informações e serviços fornecidos do espaço, como é o caso da comunicação.
Editorial | Portogente
* Aluguel de Alcântara ameaça programa espacial brasileiro
Ao fornecer dados e conectividade para a economia digital, impulsiona a inovação e cria fontes de emprego. Através do desenvolvimento de produtos de valor agregado e serviços, abre novas oportunidades de mercado para empreendedores, incluindo pequenas e médias empresas (PME). O programa espacial brasileiro sofreu um atraso com a tragédia de 22 de agosto de 2003, na qual morreram 21 homens, a maioria cientistas do programa espacial brasileiro.
Editorial | Portogente
* Arco Norte e o novo comércio mundial
Como fator tecnológico de desenvolvimento, em uma região na qual veem sendo concluídos projetos logísticos estratégicos, esse programa espacial define um papel extraordinário à hinterlândia dos portos do Arco Norte. A integração de tantos potenciais, na qual se inclui a biodiversidade amazônica, estimula um processo inovador e promove uma aurora de abundância. O desafio está lançado.