Sexta, 19 Abril 2024

Foi aprovado, nesta terça-feira (12/11), no Senado, o acordo entre Brasil e Estados Unidos sobre lançamentos de foguetes espaciais a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão. Assinado em março, o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas (AST) permite aos Estados Unidos lançar satélites dessa base, cuja localização próxima à linha do equador possibilita uma economia em torno de 30% de combustível (US $ 260 bilhões/ano). Ao mesmo tempo, o documento garante a proteção de componentes tecnológicos cujas patentes pertencem aos Estados Unidos.

600 Alcântara AB

Blog | Bruno Merlin 
Projeto de construção de terminal em Alcântara é apresentado a ministro da Infraestrutura

Espera-se que os ministros das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes; e da Defesa, Fernando Azevedo, que defenderam esse acordo, estejam certos de que ele traga avanço para o nosso programa espacial e preserve a soberania do Brasil. Para promover os benefícios do espaço para os cidadãos e liberar o seu potencial como um vetor de crescimento, competitividade e criação de emprego, é necessário incentivar a integração do espaço na sociedade e na economia.

Dia a Dia | 16 de agosto de 2018
A plataforma para foguetes em Alcântara é nossa

O espaço é importante para o desenvolvimento do Brasil e da América do Sul. Seu domínio é um ativo estratégico e uma enorme oportunidade para desenvolver tecnologia para enfrentar os desafios da sociedade e grandes preocupações globais, como mudanças do clima, segurança energética, mobilidade e tantos outros. As sociedades dependem, cada vez mais, de informações e serviços fornecidos do espaço, como é o caso da comunicação.

Editorial | Portogente 
Aluguel de Alcântara ameaça programa espacial brasileiro

Ao fornecer dados e conectividade para a economia digital, impulsiona a inovação e cria fontes de emprego. Através do desenvolvimento de produtos de valor agregado e serviços, abre novas oportunidades de mercado para empreendedores, incluindo pequenas e médias empresas (PME). O programa espacial brasileiro sofreu um atraso com a tragédia de 22 de agosto de 2003, na qual morreram 21 homens, a maioria cientistas do programa espacial brasileiro.

Editorial | Portogente 
Arco Norte e o novo comércio mundial

Como fator tecnológico de desenvolvimento, em uma região na qual veem sendo concluídos projetos logísticos estratégicos, esse programa espacial define um papel extraordinário à hinterlândia dos portos do Arco Norte. A integração de tantos potenciais, na qual se inclui a biodiversidade amazônica, estimula um processo inovador e promove uma aurora de abundância. O desafio está lançado.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto