O certame está previsto para a segunda quinzena de setembro, na capital paulista. O investimento esperado pelo Governo Federal é de mais de cerca de cinco bilhões de reais.
Notícia publicada no site do Ministério da Infraestrutura dá conta que será realizado, dia 27 de setembro próximo, na Bolsa de Valores de São Paulo, o primeiro leilão rodoviário do governo. Será concedido trecho de 437km da BR-364 e BR-365, que liga Minas Gerais ao estado de Goiás, principal corredor para escoamento da produção agroindustrial do sudeste goiano e Triângulo Mineiro. A previsão é que a empresa ganhadora do certame invista R$ 4,57 bilhões, durante 30 anos, sendo R$ 2 bilhões referentes a investimentos em melhorias e intervenções previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER).
O ministério acredita que a concessão terá impacto favorável na segurança do transporte de carga e de passageiros, reduzindo a ocorrência acidentes, tempo de viagem e o custo logístico entre o Centro Oeste e o Sudeste do Brasil.
Entre as principais obras previstas para a rodovia estão a duplicação de 44,2 quilômetros da rodovia, a construção de 160 quilômetros de terceira faixa e 19,4 quilômetros de vias marginais. Além da implantação de 80 quilômetros de acostamentos na BR 364/GO, 3 novos dispositivos de interconexão, 9 passarelas de pedestres, 7 melhorias de interseções, 1 passagem inferior, iluminação nas travessias urbanas e nas vias marginais, dentre outras melhorias.
A concessão prevê ainda sete praças de pedágio: quatro em Minas A previsão é que a empresa ganhadora do certame invista R$ 4,57 bilhões, durante 30 anos, sendo R$ 2 bilhões referentes a investimentos em melhorias e intervenções previstas no Programa de Exploração da Rodovia (PER) Gerais (Uberlândia, Monte Alegre de Minas, Ituiutaba e Santa Vitória) e três em Goiás (Paranaiguara, Cachoeira Alta e Jataí). A tarifa máxima de pedágio será de R$ 7,02. Vencerá a disputa quem oferecer o maior desconto a partir dessa tarifa.
* Com informações do Ministério da Infraestrutura