• Em vídeo enviado ao WebSummit Arco Norte, organizado pelo Portogente, o presidente da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (FerroFrente), José Manoel Ferreira Gonçalves, ressalta a importância de se discutir uma logística integrada para aumentar a eficiência da movimentação de cargas nos portos das regiões Norte e Nordeste, potencializando a competitividade do Brasil no comércio internacional e gerando oportunidades para tornar o país mais justo e menos desigual

  • Contêiner Tanque (Tank Container) é um tipo de contêiner utilizado para transporte de produtos ou granéis líquidos, gases, alimentos e até cargas perigosas. É um dos contêineres mais complicados de se monitorar, pois sua manutenção depende das propriedades químicas do produto que ele transporta. Sua estrutura é composta de um tanque amplamente reforçado para evitar acidentes graves, tal como é evidenciado a seguir:

    contêiner tanque Tank Container fig 1
    Formas de contêiner tanque. Fonte (http://www.depotrans.com.br/containers-tank) Acesso em 5/07/17.
    contêiner tanque Tank Container fig 2
    Estrutura de um contêiner tanque. Fonte (http://www.novomilenio.inf.br/porto/contei13.htm) Acesso em 5/07/17.

    Saiba mais

    Escola Virtual Portogente: Curso "Mercadorias Perigosas".

    Escola Virtual Portogente: Curso “Vistoria de Contêineres”.

    Escola Virtual Portogente: Curso “Armazenagem de Carga nos Portos”.

    Escola Virtual Portogente: Curso “Unitização de

    ...
  • A feira Negócios nos Trilhos – NT Expo – é o principal encontro de negócios do setor de transporte metro-ferroviário da América Latina, que reúne os mais renomados fornecedores, formadores de opinião e players dos segmentos de carga e passageiro, nacionais e internacionais.

  • O IMDG (Código Marítimo Internacional para Cargas Perigosas) é um código desenvolvido para uniformizar o transporte de cargas perigosas internacionalmente. Além disso, ele oferece maiores cuidados e menor risco de acidentes à carga, pois estabelece todas as condições para acondicionamento, embalagem, rotulagem, documentação, estiva e todo o processo até o destinatário que sejam relativas às mercadorias perigosas

  • O Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, ou “Ferroanel”, uma das mais estratégicas e necessárias iniciativas do setor de logística e transportes, iniciou, no dia 23 de junho último, uma nova fase em seu processo de implantação.

  • Para abastecer o programa de vendas nas regiões Norte, Nordeste e Sul do País, 33,9 mil toneladas de milho em grãos serão removidas e o leilão para contratação de frete será em 15 de janeiro.

  • Não são poucos os desafios do estado de São Paulo para o aperfeiçoamento da mobilidade urbana e para o aumento da competitividade do transporte de cargas, tendo grande impacto em âmbito nacional 

  • Notícia publicada no site do Ministério da Infraestrutura dá conta que será realizado, dia 27 de setembro próximo, na Bolsa de Valores de São Paulo, o primeiro leilão rodoviário do governo.

  • Segundo balanço mensal da AT&M Tecnologia, o mês de julho último registrou R$ 332 bilhões em movimentação de transporte de cargas no País, para efeito de seguros, incluindo o seguro de responsabilidade civil obrigatório, conforme resolução 247 do órgão regulador...

  • No próximo dia 2 de outubro vence o prazo final para as empresas de transporte de carga se adaptarem a versão 3.00 do MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais eletrônico). A principal mudança é que a informação do ”registro do seguro” passa ser obrigatória na geração do MDF-e.