No último dia 31 de outubro completou-se 10 anos que o Bitcoin, a mais famosa das criptomoedas, foi lançado. Na ocasião, uma misteriosa pessoa utilizando o nome fictício Satoshi Nakamoto divulgou uma notícia mostrando como seu novo dinheiro digital poderia funcionar. Disse que a moeda seria global e nela governantes e bancos não poderiam interferir.

criptomoedas bitcoin

Depois de uma década, muitas pessoas já comercializaram por meio do Bitcoin. Quem naquela ocasião comprou 1 real, hoje tem armazenado milhares de reais. Com o domínio do blockchain, a plataforma de operação das moedas criptografadas, outras moedas digitais surgiram no mercado, nas mais diferentes regiões do planeta.

O comércio da Era Digital mudou as formas de comprar, distribuir e pagar. O e-commerce e o Bitcoin são os fundamentos dessa revolução. Criada no pico da crise financeira de 2008, o Bitcoin começou a circular dois anos depois, em 2010.

Atividades clandestinas como traficantes de drogas, criminosos digitais e lavagem de dinheiro também utilizam Bitcoins como suas moedas de transação. A flutuação das criptomoedas é alta, variando muitas vezes ao inverso das tradicionais ações. A bolsa cai, o Bitcoin aumenta o seu valor. Sua variação brusca pode acontecer em pouco tempo.

Há muitos operadores que dizem que o Bitcoin já teria fracassado como moeda. Entretanto, a sua valorização demonstra o contrário. E cresce o aparecimento de outras moedas digitais.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*O Dia a Dia é o editorial do Portogente publicado de segunda a sábado e expressa fielmente a posição coletiva dos responsáveis pela redação do website