Sexta, 19 Abril 2024

Durante a greve dos caminhoneiros foi constatada falta de combustível em 8 dos 54 aeroportos do Brasil, um percentual de quase 15% da estrutura aeroviária básica vulnerável à crise de abastecimento de querosene de aviação. Mais de 80 voos cancelados e 90 atrasos são números que atestam uma absurda precariedade nas políticas de infraestrutura nacional.

Escolta combustível aeroportoEquipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) escoltam uma carga de combustível para aviação
desde a Refinaria da Petrobras em Araucária (PR) até o Aeroporto Internacional Afonso Pena,
em São José dos Pinhais (PR)./Fernando Oliveira/PRF/Divulgação.

Leia ainda
Fracasso logístico

É o caso de perguntar por que todos os aeroportos que não receberam combustível na greve não tinham rede de abastecimento por dutos, como a dos aeroportos de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ). Com certeza, não é por falta de tecnologia ou capacidade para implantar esse tipo de infraestrutura.

Todavia, é sabido que a falta de infraestrutura prejudica a competitividade do País, causa prejuízos que totalizam efeitos negativos sobre a economia e também afeta indesejavelmente a qualidade de vida dos usuários dos serviços. Mesmo assim, ainda prevalece uma cultura do descumprimento de cronograma e obras se arrastam por anos a fio, como a ferrovia Norte-Sul, há mais de 30 anos em construção e ainda não chegou a sua extensão prevista inicial de 1.550 km.

É o que também acontece no aeroporto de Viracopos. Apesar de existirem dutos subterrâneos há mais de 15 anos e que nunca foram utilizados no aeroporto, em Campinas (SP), na greve, carretas tiveram que ser mobilizadas para realizar o abastecimento. E foi necessário o Exército escoltar sete carretas até o terminal que é privatizado.

Mesmo que projeto sem rede subterrânea de abastecimento não seja impeditivo para aprovação de um aeroporto, sua recomendação como indicador de qualidade é positiva. E, assim, pode contribui para aprimorar o funcionamento de aeroportos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto